MyMachine selecionado para “Inovador HundrED 2021”

Destacando as inovações mais brilhantes em educação de todo o mundo

84

O MyMachine foi selecionado pela organização sem fins lucrativos de educação global HundrED, na 5ª Global Innovation, HundrED 2022. Esta organização destaca as inovações mais brilhantes em educação de todo o mundo. O objetivo é promover inovações pedagogicamente sólidas e ambiciosas a espalharem-se e a adaptarem-se a vários contextos em todo o mundo.

“Mais uma vez, este é um grande reconhecimento global, dando um impulso importante para a equipa MyMachine em todo o mundo para continuar a aumentar o impacto sobre os alunos, professores, empresas e organizações. Estamos muito orgulhosos por o MyMachine ter sido selecionado novamente pela HundrED, isso deve-se ao empenho, trabalho árduo e liderança das nossas equipas. Obrigado a todos os participantes”, dizem os responsáveis.

Saku Tuominen, presidente e diretor de Criação da HundrED, disse que “espalhar inovações como o MyMachine além-fronteiras pode ser uma mudança para a educação em todo o mundo. Continuaremos a incentivar o maior número possível de partes interessadas, incluindo escolas, educadores, professores, alunos e organizações envolverem-se para que possamos trabalhar para um futuro positivo”.

O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França, Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o projeto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos, do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo Caldas da Rainha. Neste momento, o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior. A metodologia é igualmente simples e divide-se em 3 etapas: ideia, design e construção do protótipo.