Óbidos é uma das localidades mais recentes a inaugurar a sua “Living Street”

Projeto está a ser implementado pela OesteSustentável

187
Living Streets

Em Portugal, o projeto Living Streets está a ser implementado pela OesteSustentável, trazendo às ruas nacionais, das localidades de Faro, Óbidos e Torres Vedras, atividades que fomentam o envolvimento e participação dos cidadãos, criando redes de ação e reflexão.

No passado dia 14 de Outubro de 2021, o Município de Óbidos, aproveitando a realização do Festival FOLIO, inaugurou o projeto na Rua da Porta da Vila e na Rua do Cemitério, que foram transformadas em zonas verdes e de lazer onde decorreram durante dois fins de semana, várias atividades culturais, ambientais e musicais. Nomeadamente um mercado de frutas e legumes, livros e pontos de venda de comida sustentável, vegetariana e vegan, workshops de ervas aromáticas e outros eventos relacionados com a sustentabilidade que promoveram comportamentos mais sustentáveis com muita animação

A mais recente inauguração de mais uma Living Streets aconteceu na Rua da Eletricidade, em Torres Vedras, que foi transformada numa rua viva e multicultural. O espaço foi inaugurado no passado dia 6 de Novembro. A cerimónia de inauguração contou, com a presença da presidente do Município de Torres Vedras, Laura Rodrigues, da vereadora da Cultura, Ana Umbelino, do Diretor Executivo da agência Oeste Sustentável, Rogério Ivan, e dos representantes das associações ILÚ e Untamed, Gonçalo Lobato e Ricardo Ambrózio.

Neste âmbito, a Rua da Eletricidade foi cortada ao trânsito, potenciando a criação de espaços de lazer, de um jardim vertical e de um palco adaptado ao ar livre para a realização de atividades formativas, performativas e culturais. Até ao dia 15 de Novembro, o arruamento recebeu, ainda, um conjunto de iniciativas, dirigidas à comunidade, que deram forma ao espaço, como pintura de murais e de sarjetas com tintas e materiais ecológicos, bem como oficinas, ações de sensibilização ambiental e sessões de cinema.

A primeira Living Street em Portugal, na Rua Caldas Xavier, teve a sua inauguração no Município de Faro, no dia 20 de Julho, prolongando-se as atividades até Novembro de 2021, de forma a incluir algumas atividades no Workshop final do projeto que decorrerá no próximo dia 26 de Novembro na Cidade de Faro.

O Workshop final do projeto irá contar com a participação de representantes das 7 cidades-piloto do projeto: Faro (PT), Óbidos (PT), Torres Vedras (PT), Porec (HR), Krizevci (HR), Corinth (GR) e Elliniko-Argyroupoli (GR) e terá como objetivo compartilhar a experiência com outros Municípios para desenvolverem os seus próprios projetos. Será ainda possível visitar a Rua Caldas Xavier em Faro em participar em diversas mesas de debate sobre estratégias de sustentabilidade associadas ao ambiente, à mobilidade e à cultura.

O projeto Living Streets é financiado pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima, do Ministério da Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, coordenado pela Energy Cities, tem como como parceiros a OesteSustentável (Portugal), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia).

Os objetivos do “Living Streets” passam pela recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) e proibindo a passagem de veículos. Paralelamente, são desenvolvidas atividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de ação e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência Living Streets.