Aluna do pólo de Óbidos vence concurso europeu de pastelaria

Leonor Gaião da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

813

A aluna Leonor Gaião, do Curso de Gestão e Produção de Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), pólo de Óbidos, venceu, juntamente com seu colega de equipa, o belga Kenji Van Geit, da Escola Colomaplus, a competição de pastelaria dos 34.° Concursos Europeus da AEHT – Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, que decorreu na cidade de Tallinn, na Estónia, de 1 a 6 de Novembro.

A dupla vencedora elaborou, confecionou e apresentou a sobremesa “Mixed Feelings”, que tinha como ingredientes cenoura, queijo creme, maracujá, cacau e rum.

“Sobre esta grande experiência quero dizer que estou bastante agradecida de ter tido esta oportunidade de participar num concurso de nível internacional”, disse Leonor Gaião.

Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, “foi uma semana intensa de aprendizagem técnica e cultural, com diversas masterclass, provas e concursos. Sentimos uma enorme alegria e emoção quando fomos chamados ao palco para receber a medalha de Ouro. Muitos parabéns à aluna Leonor Gaião, ao chefe Bruno Marques que apoiou a preparação técnica e temos de dedicar a todos aqueles que se esforçam na escola a criar as melhores condições técnicas e pedagógicas”.

Estiveram cerca de 400 alunos de toda a Europa em competição (num total de 12 equipas finalistas), mas também a cooperar, em diversas categorias técnicas no âmbito das diversas profissões do setor da hotelaria e turismo.

A aluna representou Portugal na competição europeia de pastelaria após ter vencido o Concurso Interescolas Nacional, realizado em Vila Real de Santo António, nos passados dias 31 de Maio a 2 de Junho.

Os alunos do Curso de Gestão e Produção de Pastelaria têm aulas teóricas nas Caldas da Rainha e práticas em Óbidos.