Obra de reconstrução de merlões no castelo de Óbidos concluída

Depois de um incidente com uma grua

453

Na sequência do incidente com uma grua, alguns merlões da cerca urbana do castelo de Óbidos ficaram danificados, pelo que se tornava necessário uma intervenção especializada na área de conservação e restauro.

Aprovada pela Direção-Geral do Património Cultural, a intervenção encontra-se já concluída. Esta intervenção envolveu o desmonte dos blocos de alvenaria soltos e a reconstrução dos elementos arquitectónicos em alvenaria, mediante a reutilização do material pétreo existente (guardado em depósito para o efeito), a colocação de alguns materiais pétreos idênticos de maior dimensão e a aplicação de uma argamassa de cal compatível.

A obra esteve a cargo da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & C.ᵃ Lda, que também executou a empreitada de “Reabilitação para colmatação de deficiências e patologias no conjunto urbano Vila de Óbidos”.

A obra foi autorizada pelo Município de Óbidos, tendo sido fornecido apoio logístico e efectuado acompanhamento técnico por parte do Serviço de Arqueologia.

Os custos da obra de reconstrução foram suportados pelo promotor da obra particular, na qual teve origem o derrube dos merlões.