Município de Óbidos e Carlos Neto ambicionam criar um novo conceito de espaço de jogo e brincadeira

Um farol para o mundo

486

O professor Carlos Neto irá liderar um grupo de trabalho para analisar os espaços de jogo, tradicionalmente designados por parques infantis e recreios, e gizar novos espaços para todo o concelho de Óbidos.

No dia 23 de Novembro de 2021, depois da conferência “Jogo, Brincadeira e Qualidade de vida na Infância”, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), a vereadora Margarida Reis reuniu com os docentes da ESECS Rui Matos, Célia Sousa e Miguel Oliveira, com o Diretor Pedro Morouço e com o Professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL).

O grande objetivo é estabelecer um protocolo entre o Município de Óbidos e estas duas instituições de Ensino Superior e criar um projeto colaborativo que integre as escolas, as juntas de freguesia, as associações, as empresas e os obidenses em geral.

Pretende-se criar um conceito que integre o brincar, o jogo, a natureza, a comunidade, intergeracionalidade, acessibilidade, cultura e identidade local.

O grupo de trabalho da ESECS e FMH estudarão o contexto de Óbidos associando a investigação a todo o processo e, colaborativamente, diligenciar a criação de novos espaços, a reformulação de espaços já existentes e a contaminação de um conceito que se pretende que seja um farol para os outros municípios portugueses e, quem sabe, para o mundo.

Recorde-se que o professor Carlos Neto é o autor do conhecido livro “Libertem as Crianças”. É um dos maiores especialistas mundiais nas áreas da brincadeira, do jogo e da importância que estes têm na vida da criança. É professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). E, entre muitas outras coisas, é autor de diversos livros e artigos na área do Desporto, destacando-se os livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, entre outros títulos.