Município de Óbidos no Workshop final Living Streets

Sob o tema "Tornar as cidades de amanhã visíveis hoje"

676

Decorreu no passado dia 26 de Novembro, em Faro, o Workshop final relativo ao programa europeu Living Streets, edição 2021, sob o tema “Tornar as cidades de amanhã visíveis hoje”.

Representado pelo vereador Telmo Félix, o Município de Óbidos apresentou o seu projeto, a forma como o concebeu, desenvolveu e implementou (integrado no FOLIO 2021), numa partilha com outros municípios, nacionais e europeus, que também implementaram o programa nos seus territórios.

Portugal esteve representado por Óbidos, Faro e Torres Vedras, a Croácia por Porec e Krizevci e a Grécia por Corinto e Elliniko – Argyroupoli.

As comitivas integraram também outros municípios, que estiveram presentes para recolherem informações, indicações e sugestões para, em futuras parcerias, desenvolverem e colocarem em prática os seus próprios projetos Living Street, tentando desenvolver uma rede europeia Living Streets, numa organização da responsabilidade da EnergyCities, com parceria, a nível nacional, da Oeste Sustentável.

Este programa é desenvolvido numa perspetiva de sustentação, disseminação e alargamento da rede de localidades aderentes ao projeto, que tem na sua base promover a sustentabilidade, a descarbonização e a vivência das ruas pelas comunidades locais e pelos cidadãos.

No final da partilha e troca de ideias e projetos, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, foi proporcionada pelo município de Faro, através do seu presidente Rogério Bacalhau e da Vice-Presidente Sofia Matias, uma visita, com várias atividades desenvolvidas pela comunidade local à Living Street de Faro, seguida de jantar de encerramento.