Obidense Guilherme Ferreira na final do Acordeão D’Ouro

Concurso do programa Praça da Alegria da RTP

756

Guilherme Ferreira residente na Sancheira Pequena, freguesia de A-dos-Negros, Óbidos, está na final do concurso Acordeão D’Ouro, do programa Praça da Alegria da RTP. A meia-final, em que competiu, realizou-se no passado dia 4 de Janeiro.

“Estar nesta competição significa, acima de tudo, felicidade. Não só por estar na televisão, mas por levar alegria às pessoas e o concretizar de um sonho”, diz o jovem acordeonista, de 14 anos.

Desde muito miúdo que anda no rancho folclórico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande. Iniciou esta viagem pela música tradicional tocando reco-reco, seguiu com a dança e mais tarde a concertina. Mas, e porque tratava-se de um objetivo, passou a tocar acordeão.

O primeiro passo da sua participação no concurso aconteceu no dia 14 de Dezembro de 2021, apurando-se para a fase seguinte com o tema “A Francesa”. Nesse dia, contou, igualmente, com a participação do seu avô, Fernando, interpretando “Algarve em flor”, recebendo muitos elogios do júri e público do programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Já na meia-final, ao tocar “Rosas de Despedia” no acordeão e “Rapsódia” na concertina, o Guilherme garantiu a passagem para a final que se vai realizar, ao que tudo indica, no final do mês de Janeiro.