Para assinalar os 25 anos da promoção da literatura irlandesa no exterior, a Literature Ireland uniu forças com Dublin, Cidade Criativa da UNESCO para uma colaboração especial com cinco cidades criativas da literatura da UNESCO: Bucheon, Wonju, Óbidos, Québec e Reykjavik.
Esta iniciativa chamada SEODA, que significa joias em irlandês, selecionou cinco contos irlandeses contemporâneos que agora estão a ser traduzidos para coreano, português, francês e irlandês, pelos tradutores Jiyang Noh, Jeehyun Shin, Vasco Gato, Pascal Raud e Ingunn Snæfal.
Os contos, selecionados por Sinéad Mac Aodha da Literature Ireland, incluem uma história que ainda não foi publicada em inglês, Cell de Wendy Erskine que está a ser traduzido para islandês, e Sisters de Claire Keegan, publicada pela primeira vez na coleção Antarctica em 2016, e que está a ser traduzida para coreano na cidade de Bucheon. O poderoso The Coast of Leitrim, de Kevin Barry, está a ser traduzido para francês na cidade de Québec e o intrigante Sleeping with a Stranger, de Mary Costello, estará disponível para leitura em português, traduzido pelo Vasco Gato. Por último, uma quinta tradução para o coreano, o premiado Dinosaurs on Other Planets, de Daniele McLaughlin.
Óbidos, Cidade Criativa da UNESCO, selecionou o tradutor Vasco Gato pela sua competência e experiência comprovada para integrar o projeto.
Vasco Gato nasceu em Lisboa, em 1978. Colabora com várias editoras portuguesas enquanto tradutor literário. Publicou na viragem do século o seu primeiro livro de poesia, intitulado Um Mover de Mão. A esse volume inicial seguiram-se onze coletâneas em nome próprio e duas recolhas de poesia por si traduzida. Adius, saído em 2020, é a sua primeira incursão na ficção.
Recorde-se que em Dezembro de 2015, Óbidos passou a integrar a Rede das Cidades Criativas da UNESCO na área da literatura permitindo alavancar uma estratégia concertada de promoção internacional do território, da língua e escritores portugueses. Foi neste âmbito que Óbidos, Cidade Criativa da Literatura foi convidada a participar no projeto internacional SEODA.