A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, em Óbidos, realiza-se no próximo dia 6 de Março, domingo, com início às 15 horas. Esta cerimónia religiosa dá início às celebrações pascais na vila de Óbidos e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da Quaresma que se inicia.
Atendendo à situação epidemiológica, esta procissão realizar-se-á com um formato diferente do habitual: às 15h00 será feita a celebração da Santa Missa na Igreja de São Pedro, com pregação penitencial por um frade franciscano, seguida da procissão evocativa da Ordem Terceira, apenas com o andor da estigmatização de São Francisco. A procissão percorre as ruas da Vila de Óbidos e termina na Igreja de Nossa Senhora de Monserrate (Ordem Terceira).
Esta é uma cerimónia que recorda a espiritualidade de São Francisco de Assis, vivida com profundidade durante séculos na Vila de Óbidos. A tradição desta Fé já vem do tempo em que a vila de Óbidos pertencia à Casa das Rainhas. É uma manifestação religiosa com raízes culturais e humanas, muito rara no País, realizando-se, nesta região, somente em Mafra e Óbidos.
A Ordem Terceira foi criada no século XIII por São Francisco de Assis para pessoas que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seu estado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII. As nove imagens dos andores foram mandadas fazer em Braga no ano de 1849.
A Procissão da Rapaziada é organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia da vila de Óbidos, Comissão da Semana Santa e conta com o apoio do Município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Criativa.