Câmara Municipal de Óbidos limpa reservatórios de água em todo o concelho

Durante o mês de Fevereiro

700

O Município de Óbidos procedeu à inspecção, limpeza e higienização dos reservatórios de armazenamento de água para consumo humano, em todo o concelho. As intervenções aconteceram dias 01, 02, 03, 08, 09, 10 e 14 de Fevereiro.

A conservação/manutenção, limpeza e higienização de reservatórios é fundamental na gestão da qualidade da água, uma vez que a superfície de um reservatório encontra-se em contacto com a água destinada ao consumo humano. Este tipo de intervenção é feito para garantir a qualidade da água ao longo da rede de adução e distribuição, para que não haja alterações das suas características.

Como recomendado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, o sistema de abastecimento, nomeadamente os reservatórios, devem ser sujeitos a ações regulares de higienização, com uma periodicidade adequada às caraterísticas do sistema de abastecimento da água.

Desta forma a Câmara Municipal de Óbidos está a melhorar a rede de abastecimento e a manter a qualidade da água no Município, que foi distinguido com o Selo de Qualidade, emitido pela ERSAR, na categoria “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, para os anos de 2020 e 2021. Para a atribuição deste selo de qualidade, a ERSAR teve em conta as análises efectuadas à água para consumo humano, bem como todo o serviço realizado no sistema de abastecimento de água.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Óbidos foi distinguida com o Selo qualidade exemplar da água para consumo humano nas edições de 2013, 2017, 2018, 2020 e 2021. Sendo que a versão actual do “Selo qualidade exemplar da água para consumo humano” iniciou-se em 2013, tendo sido suspensa entre 2015 e 2016.