Rede de bibliotecas Livres de Óbidos em projeto internacional da UNESCO

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

317

No âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, a cidade de Melbourne, Austrália, irá lançar uma ação de promoção das bibliotecas pertencentes à rede internacional Little Free Library. Óbidos foi convidado a participar nesta iniciativa, destacando uma das três bibliotecas desde tipo já existentes no seu território.

A primeira biblioteca livre, a Sancha, inaugurada em janeiro de 2019, encontra-se numa pequena praça situada numa das aldeias do concelho de Óbidos, a Sancheira Grande, e assenta no principio “leve um livro, partilhe um livro”. Este projeto de leitura pública foi desenvolvido pelos alunos do 2º ciclo do Complexo Escolar do Alvito, em parceria com o Município de Óbidos e com o apoio de outras entidades. Trata-se de um barril recuperado e devidamente preparado para albergar 100 livros e periódicos, das mais variadas temáticas.

A gestão da pequena biblioteca está a ser feita pelos alunos e docentes de português do 2.º ciclo do Complexo do Alvito, que estão a catalogar os livros recebidos e a dinamizar a página na internet.

Ao mesmo tempo, tratou-se de uma reabilitação de um jardim público, com um objeto que tenta relembrar uma das principais atividades económicas da aldeia, a produção vinícola, com fortes tradições e memórias junto da comunidade.

A Sancha, tal como as outras duas já existentes no nosso território, pertence à rede internacional Little Free Library.