Alunos de Óbidos brincam ao “Semáforo Nutricional”

Dia Mundial da Obesidade

360

Dando continuidade a todo o trabalho que tem sido realizado pelo gabinete de nutrição do Município de Óbidos, no âmbito da alimentação saudável e da melhoria da saúde individual, no dia 4 de março de 2022 (Dia Mundial da Obesidade), a equipa deslocou-se aos jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos para dinamização de sessões de educação alimentar, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a diminuição do consumo de açúcar nos lanches, através do jogo “Semáforo Nutricional”.

O “Semáforo Nutricional” é um jogo onde as crianças aprenderam a avaliar os níveis de açúcar simples dos alimentos e, deste modo, estarem atentos aos rótulos alimentares e assim perceberem os diferentes níveis de açúcar simples.

Na última década, de acordo com o estudo COSI Portugal, desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, e integrado na Childhood Obesity Surveillance Initiative da Organização Mundial da Saúde-Europa, a prevalência de obesidade infantil tem vindo a diminuir, como consequência de muitos fatores, entre os quais, o trabalho de educação alimentar levado a cabo pelos profissionais de saúde e educação.

Entre 2008 e 2019, Portugal também tem vindo a apresentar uma tendência invertida da prevalência de excesso de peso e obesidade infantil, verificando-se uma redução de 8,3% na prevalência de excesso de peso infantil (37,9% para 29,6%) e de obesidade infantil de 15,3% para 12,0% (menos 3,3%) em 2019.

É também frequente observar-se obesidade infantil em famílias que apresentam obesidade e outras comorbilidades associadas. Mais de 60% das crianças obesas serão adultos obesos, reduzindo a média da idade do aparecimento de doenças não transmissíveis o que, por si só, apresenta maior risco de desenvolver complicações pela Covid-19, sendo esta situação particularmente preocupante entre crianças de estratos socioeconómicos mais desfavorecidos.