Óbidos celebra Dia Mundial da Água com atividades para crianças e adultos

Dia 22 de Março

460

A Câmara Municipal de Óbidos assinalou, ontem, 22 de Março, o Dia Mundial da Água, com uma atividade onde se associou a nutrição à sustentabilidade. Foi ainda dinamizado, com asa crianças, um jogo de tabuleiro sobre “A Importância da Ingestão de Água” e o jogo “Aqua Quizz”, contando com a parceria da empresa Água do Tejo e Atlântico.

Também para sensibilizar os mais velhos, foi afixado um cartaz com algumas curiosidades sobre a poupança e ingestão de água, assim como a disponibilização de águas, por parte da empresa adjudicada aos refeitórios escolares, nas Piscinas Municipais de Óbidos, Câmara Municipal, Complexo Logístico e Óbidos Criativa.

A água é o maior constituinte do corpo humano, sendo, por isso, essencial à vida e vai descendo à medida que a idade aumenta. Intervém em funções essenciais do organismo, participando na maioria dos processos fisiológicos, podendo causar danos quando a sua ingestão não é suficiente. Aliado à necessidade, por parte dos indivíduos, de um consumo regular, assim como estar presente na maioria dos alimentos, faz com que a água se encontre no centro da nossa Roda da Alimentação Mediterrânica, evidenciando o destaque que esta deve ter ao longo do dia alimentar.

De acordo com alguns estudos, quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere normalmente menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar e menos sal.

Existem muitos fatores a ter em conta no que concerne às necessidades de ingestão de água, como é o caso da gravidez, na lactação, na doença, nos idosos, no Verão ou na prática de atividade física, entre outros, em que as necessidades poderão ser diferentes.