Projeto Living Streets em Portugal promove Webinar de encerramento

Dia 30 de Março

232

A OesteSustentável está a organizar o Webinar de encerramento do Projeto Living Streets dedicado ao tema “O futuro e a descoberta das Living Streets em Portugal”, que irá decorrer no dia 30 de março (4.ª feira), às 10h00, através da plataforma zoom (link).

Este Webinar terá como objetivo apresentar o projeto Living Streets que foi desenvolvido em Portugal, nomeadamente através da experiência das cidades de Faro, Óbidos e Torres Vedras. Pretende-se ainda discutir o futuro desta experiência, numa mesa-redonda que promoverá o debate sobre possíveis parcerias e financiamento de programas semelhantes em Portugal.

Em Portugal, o projeto Living Streets foi implementado pela OesteSustentável e teve início no ano de 2020, com a abertura de candidaturas e seleção de três cidades portuguesas para desenvolveram o projeto: Faro, Óbidos e Torres Vedras.

A implementação do projeto passou pela recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua e proibindo a passagem de veículos. Paralelamente, durante o ano de 2021 foram desenvolvidas atividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de ação e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência Living Streets.

Em novembro de 2021 foi realizado o workshop internacional de encerramento que contou com a participação de representantes das 7 cidades-piloto do projeto: Faro (PT), Óbidos (PT), Torres Vedras (PT), Porec (HR), Krizevci (HR), Corinth (GR) e Elliniko-Argyroupoli (GR) e teve como objetivo compartilhar a experiência com outros Municípios para desenvolverem os seus próprios projetos.

O projeto Living Streets é financiado pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima, do Ministério da Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, coordenado pela Energy Cities, tem como como parceiros a OesteSustentável (Portugal), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia).

Programa