Integrado no principal objetivo da equipa de nutrição da Câmara Municipal de Óbidos, pertencente ao Pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar, de “direcionar uma boa alimentação e estilo de vida saudável a todos os munícipes, desde recém-nascidos a idosos”, foram dinamizadas sessões de educação alimentar, de 14 a 17 de Março, ao 2.º ciclo do ensino básico dos complexos escolares pertencentes ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, sobre a importância da sopa na alimentação. Estas sessões contribuíram para o aumento da literacia alimentar desta faixa etária e também para reduzir os níveis de obesidade, melhorar a qualidade alimentar dos alunos e, acima de tudo, promover o seu consumo.
É nas primeiras etapas do ciclo de vida que são criados os hábitos alimentares e, por essa razão, é essencial a introdução e educação de um padrão alimentar saudável desde cedo, tendo como perspetiva um futuro saudável para as nossas crianças. Um dos comportamentos que contribui para esses hábitos saudáveis e para a redução do excesso de peso e obesidade, entre outros, aliados à atividade física, é a ingestão de sopa antes do prato principal às refeições.
A sopa constitui uma mais-valia nutricional pelos seus ingredientes, disponibilizando um grande aporte de vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes. É de fácil digestão, promove um aumento de saciedade, o que controla e regula o apetite, pode controlar os níveis de colesterol e glicémia sanguíneos e, ainda, melhorar o trânsito intestinal, contribuindo para um estilo de vida mais saudável.
Uma sopa equilibrada e completa é composta por hortícolas frescas, tendo na base batata, legumes e leguminosas. Pode ter adição de azeite até 3 ml e menor ou igual a 0,1/0,2g de sal.