Latitudes, o evento de Literatura e Viajantes, regressa a Óbidos

De 21 a 24 de Abril

610

Decorre de 21 a 24 de Abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, o Latitudes está de volta e cheio de novidades. O Latitudes é um evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes, que ao longo dos anos se tem assumido como um porto seguro para todos os que chegam de perto ou de longe, trazendo na bagagem estórias para contar. As viagens, que são apenas o tempo que corre entre os encontros, são reveladas em palavras escritas, faladas e, às vezes, até ilustradas.

Segundo Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, “o Festival Latitudes surge inserido na programação da Óbidos Vila Literária, resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros”. “Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à Literatura, acolhendo todos os viajantes”, sublinha a autarca, explicando que o evento tem “um tema abrangente, atual e com muita necessidade de reflexão e partilha de ideias, principalmente após um período de confinamento”. “Uma viagem a Óbidos não deixa ninguém indiferente”, conclui.

Nos quatro dias do evento, será possível viajar, por terra, céu e mar, embarcando nas livrarias, museus, escolas, hotéis ou parques da Vila de Óbidos, saboreando pequenos mistérios, grandes segredos, confissões, reflexões e narrações, à mesa de um fim de tarde. Esta expedição literária é para todos os que apreciam sair de casa, tanto para aqueles que estão agora a dar os primeiros passos, como para os mais viajados.

Nesta 4ª edição, o Latitudes vai ter malas de viagem gigantes onde se pode mergulhar na literatura, despertar para novos mundos, de inusitadas sensações e renovados desejos. Depois, passo a passo, haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas, workshops, música, dança e conversas. E para os que já conhecem os quatro cantos do Mundo, um encontro especial entre a gastronomia, o vinho, os livros e a música. Um manjar de Cultura… E ainda a exposição Sketch Tour Portugal PT Reload, organizada pelo Turismo de Portugal e que vai contar com a presença da Secretária de Estado do Turismo.

Aproveitando esta ocasião, Óbidos vai inaugurar uma segunda residência literária – “Residência Ruy Belo” – pois escrever em Óbidos é um privilégio para qualquer autor.

Desafiar a participação dos jovens, fazê-los mergulhar na Literatura, despertando para a compreensão de um mundo de sensações e desejos, são um dos grandes pontos altos deste festival. Exemplo disso é a realização da “Oficina Literária de Leitura e Desenho”, numa intervenção performativa de leitura em voz alta, envolvendo vários públicos, na concepção de conteúdos e registos artísticos literários em áudio e desenho para posterior exposição.

Viajar pelo território, também é uma prioridade

A “caminhada Literária” irá percorrer a epigrafia existente na Vila: as inscrições da época medieval, passando pela religião, pela descrição de propriedade, em locais “desconhecidos” e inusitados, levando à descoberta de inscrições que encerram em si literatura, história, estórias e viagens pelos longos séculos de Óbidos. Um percurso por latitudes menos óbvias, por palavras e mensagens gravadas para a eternidade, numa viagem “ad eternum”.

A “ Gastronomia Literária “ e o “Jantar Literário – Saramago”, são também uma novidade. Para além da confraternização será acompanhado com momentos de animação do livro e da leitura, com uma ementa alusiva às obras de José Saramago e degustação de vinhos e queijos Portugueses e franceses, num ambiente informal. Também os restaurantes do concelho estão convidados, a participar com ementas literárias, durante estes quatro dias.

A programação conta com espetáculos música, dança, teatro, que celebram de diferentes formas a relação da arte performativa com a língua, a literatura e as viagens.

O Latitudes é organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, em pareceria com a Óbidos Criativa, a Ler Devagar, como parte integrante de um projeto cultural estratégico que promove, ao longo do ano, uma vasta e diferenciada programação literária.

Todas as atividades incluídas no programa Latitudes 2022 são gratuitas, à exceção das propostas gastronómicas e de algumas oficinas ou workshops. A entrada nos espaços das atividades será efetuada por ordem de chegada.

Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à literatura acolhendo todos os viajantes.

Programa

Cartaz