Óbidos avança com a oficina para “A maior ideia do Mundo”

Bibliotecas Municipais do Oeste celebram Dia Mundial do Livro

855

A Rede InterMunicipal de Bibliotecas do Oeste (RIBO) promove, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de Abril, a iniciativa “Leituras a Oeste” que integra Oficinas, Workshop, Performance, Leituras Encenadas, Apresentação de Livros, Leitura Expressiva de Poesia, Narração de Histórias e Contos e uma Feira do Livro Solidária. Estas atividades irão decorrer nas 12 Bibliotecas Municipais inseridas na RIBO.

Cada biblioteca terá uma atividade, sendo que em Óbidos, nesse dia, realizar-se-á a oficina “A maior ideia do Mundo”. Trata-se de uma iniciativa realizada a partir do livro “A maior flor do Mundo”, de José Saramago, com ilustrações de André Letria. Catarina Raio será a dinamizadora desta ação, que decorrerá na Casa José Saramago, Biblioteca Municipal de Óbidos, a partir das 10 horas, tendo as famílias como público (adulto com uma criança com maias de seis anos).

Ao mesmo tempo, em toda a RIBO, decorre uma Feira do Livro Solidária. Esta é uma iniciativa que tem por base a troca de livros por alimentos, dinamizada pelas bibliotecas dos 12 municípios. Os visitantes podem recolher um livro do seu interesse em troca de um alimento não perecível, que posteriormente será entregue a uma instituição social da área do município, para que possa fazer chegar este donativo a agregados familiares sinalizados.

Toda a programação de todas as bibliotecas na conta de Facebook da RIBO.

Recorde-se que a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste, RIBO, foi criada no dia 22 de Junho de 2017, com a assinatura do Protocolo de Cooperação, celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), os doze municípios do Oeste e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tendo em vista uma efetiva cooperação intermunicipal que permita a ampliação e rentabilização de recursos e serviços de trabalho colaborativo.

A RIBO tem como principal objetivo melhorar o serviço prestado aos munícipes e a todos os cidadãos, potenciando o seu desenvolvimento pessoal e comunitário através da qualificação dos serviços das bibliotecas públicas.

Cartaz geral “Leituras a Oeste”
Cartaz Oficina “A maior Ideia do Mundo”
Cartaz Feira do Livro Solidária