Ações de sensibilização de higiene oral nas escolas de Óbidos e centros de Melhor Idade

Programa de Saúde Oral do Óbidos +Ativo

223

Durante os meses de Março e Abril foram realizadas ações de sensibilização de higiene oral, em todos os centros “Melhor Idade” e em todas as turmas, desde o pré-escolar ao 2º ciclo do Ensino Básico, abrangendo um total de cerca de 900 alunos e idosos. “O Programa adota uma estratégia local de intervenção assente na promoção de saúde e prevenção das doenças orais em todas as idades, desde as crianças aos idosos”, refere Margarida Reis, vereadora com o Pelouro da saúde e Bem-Estar.

Assim, foram realizadas ações de sensibilização pela higienista e estagiária, do ACES Oeste Norte, em conjunto com uma técnica do Município, com o objetivo de sensibilizar, informar, motivar e esclarecer os utentes e alunos sobre as doenças da cavidade oral, causas e consequências, se não forem tratadas e também como solucionar ou evitar o seu aparecimento, nomeadamente reforçando a realização de uma boa escovagem e aquisição de hábitos de vida saudáveis. Foram oferecidos kits de escovagem aos alunos do pré-escolar e amostras dentífricas aos idosos.

Por forma a envolver todos na ação, foi proposto a alunos e utentes a realização de um trabalho conjunto com os respetivos animadores e educadores, na construção de um dente, para que no final se criasse “um sorriso”, que estará em exposição durante o Festival do Óbidos +Ativo, que decorrerá de 26 a 29 de Maio.