Óbidos no Encontro das Cidades Criativas da Literatura da UNESCO

26 a 28 de Abril

651

O Encontro das Cidades Criativas da Literatura da UNESCO realizou a sua primeira parte de forma online entre os dias 26 e 28 de abril de 2022. O Encontro Anual (presencial) irá decorrer em Melbourne entre os dias 5 e 9 de Setembro. Óbidos fez-se representar por Carla Sousa Pinho, técnica do Município que integra a equipa de gestão da designação de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.

O cluster da Literatura da UNESCO reúne 42 cidades em 6 continentes. A designação reconhece a excelência, apelando às cidades para estimular a criatividade, apoiar a liberdade de expressão e garantir que a literatura alcance um público tão amplo e diverso quanto possível.

Este encontro representou uma importante oportunidade para inspirar novos projetos e fomentar a cooperação internacional. Os delegados partilharam conhecimento, projetos inovadores, boas práticas e experiências. Foram também apresentados e debatidos projetos para o futuro.

Estes encontros anuais da Rede são excelentes plataformas para conversas inspiradoras e estratégicas durante as quais os representantes das cidades se unem em projetos e programas globais que visam melhorar a qualidade de vida das suas comunidades e contribuir para o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza, assegurar um acesso equitativo à educação, igualdade de géneros, segurança e bem-estar, entre outros.