Celebração do Dia Internacional da Sanidade Vegetal em Óbidos

12 de Maio, no Auditório Municipal da Casa da Música

187

Vai decorrer, em Óbidos, no próximo dia 12 de Maio, uma Sessão Pública, com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, para a celebração do Dia Internacional da Sanidade Vegetal, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT), do Município de Óbidos e da Rede Rural Nacional.

A sessão de abertura, marcada para as 10 horas, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, do Diretor Regional da DRAP LVT, José Nuno Lacerda Fonseca, e da Diretora-Geral da DGAV, Susana Guedes Pombo.

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação, fará a sessão de encerramento, agendada para as 17 horas.

Sobre o Dia Internacional da Sanidade Vegetal

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou por unanimidade, no passado dia 20 de Março, uma resolução que proclama a celebração o dia 12 de Maio como o Dia Internacional da Sanidade Vegetal.

Esta decisão surge após se ter celebrado, em 2020-2021, o Ano Internacional da Sanidade Vegetal.

A medida foi proposta pela Zâmbia, em conjunto com Bolívia, Finlândia, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.

A resolução aprovada defende que “plantas saudáveis constituem o fundamento de toda a vida na Terra, dos ecossistemas, da segurança alimentar e da nutrição” e que “a sanidade vegetal é essencial para o desenvolvimento sustentável da agricultura, que é necessário para alimentar uma população global crescente”.

Consulte aqui o programa em Óbidos.
Inscrições até às 12 horas do dia 11 de maio,  aqui.