“Neste evento houve uma forte aposta no envolvimento de todos os munícipes”

III Festival Óbidos +Ativo – 26 a 29 de Maio

328

Terminou ontem domingo, dia 29 de Maio, o III Festival Óbidos +Ativo, que juntou, em quatro dias, cerca de 70 atividades diferentes ligadas ao desporto, saúde e bem-estar. O evento decorreu no Complexo Desportivo de Óbidos e juntou, de 26 a 29 de Maio, o que de melhor Óbidos tem para oferecer nestas áreas.

“Concluído o Festival, o balanço é positivo e superou bastante as expectativas, principalmente no fim-de-semana onde participaram muitas famílias”, afirma Margarida Reis. A vereadora com os pelouros do Desporto, Saúde e Bem-estar, afirma ainda que “neste evento houve uma forte aposta no envolvimento de todos os munícipes”. “Foi pensado para todas as idades, com espaços que foram partilhados pelas famílias”, explica, acrescentando que a “variabilidade da programação e o espaço de excelência para as crianças brincarem, foram determinantes para o sucesso do evento.” “A equipa de colaboradores foi fantástica, assim como todos os parceiros, clubes, associações escolas e empresas”, conclui a autarca.

A programação integrou uma manhã reservada ao desporto adaptado, que contou com o apoio da Associação de Futebol de Leiria, e onde houve a oportunidade para a criação de um momento simbólico de apoio à Seleção Nacional de Futebol.

O chef Hélio Loureiro apresentou um workshop de comida saudável, dirigido preferencialmente aos mais jovens, tendo havido, também, um ciclo de palestras variado e que contou com vários parceiros, como o Centro de Saúde de Óbidos, o Instituto Português de Desporto e Juventude e atletas profissionais de futebol.

Para os mais idosos, houve rastreios, dança, espetáculo circense e o circuito de atividades desportivas.

Também os bebés tiveram um espaço próprio, onde os workshops de música e o yoga fizeram a delícia das muitas famílias que estiveram presentes no espaço Lounge +Ativo.

Muitas atividades desportivas estiveram presentes neste festival, como forma de experimentação para alguns, como o kempo, ténis, golfe, basquetebol, dança e ténis de mesa.

O Espaço Sensorial teve muitas novidades, nomeadamente na Sala incluir pela Arte, Sala Snoezelen, Color ADD e a Tenda Sensorial. Houve também um túnel sensorial que pretendeu proporcionar experiências sensoriais às crianças e idosos. Para algumas crianças foi o primeiro contacto com algumas sensações, nomeadamente com a lama, sendo notória a sua satisfação.

Quanto aos espetáculos, nomeadamente o Sarau, subordinado ao tema do “Circo”, foi um evento onde os clubes e as associações de Óbidos puderam apresentar o trabalho que desenvolveram em tão pouco tempo, após a pandemia. Como clubes convidados estiveram presentes o Acrotramp Clube das Caldas e as Danças de Salão de Santarém.

Houve também um espetáculo de dança e vídeo mapping realizado na Praça Santa. Maria, que envolveu a comunidade local, valorizando a arte e as tradições obidenses.

A programação das atividades aquáticas destacou-se neste III Festival. “Uma hora a nadar”, “CENO – Circuito de Escolas de Natação do Oeste” e a “Natação sincronizada” foram algumas das novidades, trazendo muitos atletas a Óbidos e encantado todos os espectadores.

Houve ainda uma maior aposta nos espaços de entretenimento, onde a Pista de Karts, e os insufláveis fizeram a delícia dos mais novos. Com um circuito bem definido, houve a oportunidade de, durante estes dias, experimentar BTT- Test drive e E-Bikes.

A animação de rua, com “ Arte Circense”, foi uma forte aposta de diversão durante todo o evento, havendo a oportunidade de experimentação de malabarismos por parte das crianças. Também os livros e as Artes performativas estiveram presentes por colaboradores da biblioteca municipal.

Galeria de fotos
Sarau “O Circo”
Programa