Filomena Oliveira participa, em França, no 1º HandiflyRACE mundial

Primeira competição mundial para pessoas com mobilidade reduzida

629

Filomena Oliveira, atleta de Óbidos, participou no HandiflyRACE (competição internacional para pessoas com mobilidade reduzida), que decorreu em Aix-Marselha, França, nos passados dias 19 e 20 de Maio, em representação da Federação Portuguesa de Paraquedismo. A competição contou com participantes de 18 países.

Filomena Oliveira e Manuel Sousa (praticante de paraquedismo há muitos anos, em VR4 e VR8) foram os representantes de Portugal, nesta primeira competição mundial de voo aéreo dedicada às pessoas com deficiência. Ambos são atletas experientes, medalhistas no ciclismo handisport.

Muito motivados pela ideia deste projeto internacional, eles propuseram-se a experimentar o exercício e depois fazer o seu melhor, para estabelecer os melhores resultados possíveis. Apesar de tudo, eles não mostram as mesmas aptidões devido às suas respetivas deficiências. Adaptação e acompanhamento são, portanto, primordiais.

“Acreditar que é possível é o suficiente para jamais desistir. Na vida não há impossíveis, há lutas e conquistas”, diz Filomena Oliveira. A atleta agradece “todo o apoio recebido” durante o decorrer da prova.

“É um orgulho acompanhar o percurso da Filomena. Iniciou no paraciclismo e, hoje, mais uma vez, mostra-nos que a competição é para todos, é para aqueles que acreditam. Estamos com ela em todos os momentos”, refere a vereadora do Desporto, Margarida Reis.