Município de Óbidos é parceiro oficial do Torneio FootMania

Participam 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países

627

O Estádio Municipal de Óbidos (campo relvado natural e sintético) acolhe vários jogos da 2ª edição do Torneio FootMania, que decorre até 3 de Julho, e conta com cerca de 1600 crianças e jovens, oriundos de seis países, de 4 continentes.

Organizado pela ADDE – Associação para o Desenvolvimento do Desporto e Educação, em parceria com as Câmaras Municipais de Caldas da Rainha e Óbidos, o FootMania é um torneio internacional de futebol juvenil que começou por se realizar em Torres Vedras em 2014 e que em 2019 teve a sua primeira edição nas Caldas da Rainha.

Interrompido durante dois anos por causa da Covid-19, o torneio volta a realizar-se este ano com a participação de 100 equipas de 42 clubes, oriundos de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Coreia do Sul, Espanha e Países Baixos.

De 22 a 26 de Junho o torneio será dedicado aos escalões Sub-10, Sub-11, Sub-12 (futebol de 7) e Sub-13 (futebol de 11). De 29 de Junho a 3 de Julho participam os Sub-14, Sub-15 e Sub-17 (futebol de 11).

Os jogos vão realizar-se nos campos de Futebol Luís Duarte (Complexo Desportivo Municipal de Caldas da Rainha), Campo da Mata, Campo da Quinta da Boneca, Campo do Nadadouro e no Estádio Municipal de Óbidos. Consulte aqui o calendário e resultados da competição.

FOOTMANIA Solidário
Tendo em conta a visibilidade que este evento desportivo gera e o número de jovens participantes de vários países, a organização promove a Campanha Footmania Solidário, que este ano tem como principal objetivo a integração dos refugiados ucranianos.

A campanha pretende promover a coesão e a inclusão social dos refugiados ucranianos através do desporto em geral e, em particular, através do Torneio Footmania Caldas da Rainha.

A angariação de meios pretende possibilitar o acesso de refugiados ucranianos à prática desportiva, favorecendo a consciencialização de como o desporto constitui ferramenta para o empoderamento social.

Por outro lado, pretende-se criar um espaço de expressão e manifestação de responsabilidade social e da sua eficiente governação pela integração sustentável de ações do primeiro, segundo e terceiro setores sociais, envolvendo organizações públicas, empresas e associações e entidades de solidariedade social sem fins lucrativos.

A campanha está integrada no programa “Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022” e conta com parcerias institucionais de organizações desportivas com responsabilidade nacional (Comité Olímpico de Portugal; Instituto Português do Desporto e da Juventude e Federação Portuguesa de Futebol).

Faz também parte da campanha um trabalho conjunto com a Embaixada da Ucrânia em Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., o Conselho Português para os Refugiados e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Informações sobre o torneio:
www.footmania.pt Facebook do FootMania