Galeria NovaOgiva recebe exposição “Todos os Dias / Every Day”

Uma mostra dos alunos de Artes Plásticas da ESAD.CR

84

Inaugura, hoje, dia 14 de Julho, pelas 17h30, na Galeria NovaOgiva, em Óbidos, a exposição “Todos os Dias / Every Day” da autoria de alunos de Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – ESAD.CR.

Partindo do título de uma das mais enigmáticas obras de Erving Goffman, um dos principais influentes sociólogos canadianos, a exposição “O eu na vida de todos os dias” apresentou-se em Maio de 2022 na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha como uma exposição comemorativa dos seus 30 anos, tendo nela participado todos os seus estudantes finalistas. “Todos os Dias / Every Day” é uma redução daquela primeira: uma exposição coletiva de estudantes finalistas selecionados dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Artes Plásticas, realizada numa galeria de arte contemporânea. Resultante de um percurso conjunto na ESAD.CR, o coletivo cujo processo de criação é aqui partilhado tem na vida académica a vida de todos os dias. É neste quotidiano que os estudantes exploram e descobrem a sua identidade individual, social e artística: a sua persona.

Nas obras, objetos e ideias apresentadas nesta exposição são utilizados sucedâneos à presença dos próprios estudantes, entre os quais pistas e símbolos que refletem a memória individual e coletiva dos mesmos, levando à conceção de aparências. Goffman afirma que “quanto mais o indivíduo se encontra empenhado numa realidade a que a perceção não lhe faculta acesso, mais a sua atenção se concentrará nas aparências”.

Paradoxalmente, essas aparências não correspondem à totalidade do real, na medida em que cada ser pressupõe a existência de um filtro único da realidade decorrente das suas vivências e, por isso, a sua perceção será sempre a sua própria interpretação.

A mostra estará patente ao público de 15 de Julho até 11 de Setembro de 2022, de 4ª a 2ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.