Grupo de Teatro Animais de Palco estreia “Celebrar a Ginjada”

No 7º Festival da Ginja de Óbidos, na Amoreira

89

O Grupo de Teatro Animais de Palco estreou a sua nova criação “Celebrar a Ginjada”, no passado dia 09 de Julho, no âmbito do 7º Festival da Ginja de Óbidos, realizado na Amoreira, numa iniciativa da Junta de Freguesia.

“Celebrar a Ginjada” é uma paródia em verso, recuperando o registo das quadras populares, pelo ritmo e rima, numa dinâmica teatral, cuja ação decorre numa taberna, comandada pela «Henriqueta» na exaltação da ginja, produto icónico do território e suas múltiplas possibilidades de maceração, fermentação e apresentação.

Na tasca “Catedral da Ginja” encontramos uma galeria de figuras típicas, comuns a estes espaços, enquanto se saboreia desse rico licorzinho.

O «Julião», personagem que representa o cliente habitué do templo ginjeiro e especialista nos rituais da dita é o Rei da demanda da ginja. O «compadre Bento», companheiro destas lides bem bebidas vem de longe para celebrar com os amigos. A dupla «Faustino & Anacleto» não falham a apreciação com as suas “tiradas certeiras”. «Henriqueta», excelente personagem promotora da ginjinha, vai dirigindo com mão de ferro, ora servindo diligentemente os clientes, ora pondo ordem em qualquer exagero inesperado, onde o fiado está ausente.

Os atores Carina Rodrigues, Fernando Leitão, Jorge Leitão Gomes, Ricardo Leandro e Vítor Barão sob a encenação de José Ramalho, interpretaram esta nova criação com entusiasmo e agrado.

Este espetáculo insere-se no projeto de Formação que o Município de Óbidos desenvolve com os grupos de Teatro amador do concelho, numa política de animação teatral, visando a sua capacitação e estimulando a dinâmica de cada grupo.