OesteSustentável participa no evento Coastwatch 2022

Sob o tema Emergência Oceano

447

Realizou-se no passado dia 14 de Julho, no Bombarral, o 32º seminário Coastwatch 2022 “Emergência Oceano”, organizado pela GEOTA. O evento contou com a participação da OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, onde o Município de Óbidos é uma das entidades associadas ao projeto.

A Região Oeste é caraterizada por uma faixa costeira de aproximadamente 117 km, um território que apresenta alguma variabilidade nas suas caraterísticas, além de usos e ocupações diferenciadas. A importância da proteção da orla costeira assim como da proteção e recuperação dos oceanos não se limita às questões ambientais mas também às questões socioeconómicas, uma vez que um mar bem gerido, sustentável, saudável, rico em biodiversidade e vida poderá sustentar toda a importante economia do mar à qual, sempre esteve associada a região Oeste.

No culminar de cada campanha anual Coastwatch, é organizado um seminário que inclui sessões temáticas, apresentação de trabalhos da academia, saídas de campo e a apresentação dos resultados da campanha anual.

Os seminários Coastwatch são geralmente associados à formação de professores e têm um público-alvo diversificado, contando com a participação de coordenadores regionais do Coastwatch, técnicos de Municípios, ONG, Instituições de Ensino, estudantes do ensino superior, entre outros.

A atual 32.ª Campanha Coastwatch 2021-2022 tem como tema “Emergência Oceano” e pretende alertar e sensibilizar para os problemas que os oceanos enfrentam, nomeadamente o aquecimento das águas, a acidificação, a sobre-exploração de recursos, a aquacultura não sustentável e a poluição por contaminação, de resíduos e sonora.

Como entidade que pretende promover a sustentabilidade da Região Oeste, a Agência OesteSustentável, associou-se a este evento como parceiro, disponibilizando para os seus Associados, 3 inscrições gratuitas por entidade.