Óbidos participa em festival literário no Brasil

17º Flipoços, de 3 a 11 de Setembro

986

O Município de Óbidos, a convite da organização do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), Minas Gerais, Brasil, irá partilhar a sua experiência na área das Cidades Criativas da Literatura da UNESCO. O 17º Flipoços decorre de 03 a 11 de Setembro de 2022, com a temática “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”. A representar Óbidos vão estar Margarida Reis e Telmo Félix, vereadores da Câmara Municipal.

Um grupo de voluntários que reúne representantes de 170 cidades do Sul de Minas, trabalha, há cerca de três anos, para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. O trabalho, que tem um grande apoio do Flipoços, será especialmente destacado através da 17ª edição do evento. Com mesas, atividades especiais e a receção à comitiva de Óbidos, a representar Portugal, o festival terá uma programação especialmente dedicada à importância dessa candidatura, que ocorre em 2023, sob coordenação do Polígono Sul-mineiro do Livro.

A programação do Flipoços 2022 será dedicada ao Ciclo Literário Sul-mineiro e receberá atividades híbridas e abertas ao público, com a exibição de vídeos e debates. De acordo com a curadora do evento, Gisele Ferreira, “as mesas contam com relevantes convidados e discutem o impacto da literatura na sociedade. A nossa candidatura junto da UNESCO decorre em Junho de 2023, na temática da Literatura. O trabalho está a ser realizado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, para além das pessoas que fazem parte do Comité Organizador da “Poços Literária”, título do projeto”.

“Tendo em conta a importância dada neste evento às cidades criativas, receber este convite, é para Óbidos um orgulho participar em representação de Portugal, a primeira cidade em língua portuguesa que integra a Rede Internacional de Cidades Criativas da Literatura”, adianta a vereadora responsável pelo pelouro da cultura, Margarida Reis.

A participação de Óbidos acontece no dia 9 de Setembro, num painel intitulado “Cidades Criativas da Literatura – a importância do selo internacional para Poços de Caldas, e todo o território literário sul-mineiro”.

A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e um evento integrado nas comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

“A Rede serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis. No FOLIO, este será um dos temas que vai merecer especial atenção. Poder partilhar este tema noutros festivais literários será uma forma sustentada e transformadora de abordar a sustentabilidade”, refere Margarida Reis.

Esta Rede é composta por 295 cidades em 90 países, que investem em cultura e criatividade, nas áreas de artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes mediáticas e música. No Brasil, algumas cidades e/ou pessoas, integram a Rede, nas áreas de: design, gastronomia, música, artesanato, artes populares, cinema e artes mediáticas. No entanto, nenhuma cidade, no Brasil, integra a Rede no segmento da Literatura. Poços de Caldas pode tornar-se na primeira cidade no Brasil a integrar a Rede Internacional pela Literatura e a segunda em Língua Portuguesa, depois de Óbidos (11 Dezembro de 2015), Portugal. [Fonte: organização do Flipoços]

Informações: www.flipocos.com

Programação completa aqui.