Óbidos Parque estreia Folio Tec no Festival Literário Internacional de Óbidos

FOLIO 2022

480

É uma das novidades da edição deste ano do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, e surge com a curadoria do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos. Chama-se Folio Tec, faz parte do capítulo Folio Educa, e vai refletir a ligação da tecnologia à literatura.

“Sendo a tecnologia digital parte integrante do nosso mundo, assumimos a transitoriedade do nosso papel enquanto organizadores de um capítulo dedicado à tecnologia. Queremos que conheçam um outro lado de Óbidos. Um lado binário, de uns e zeros, de algoritmos e capacidade de computação. Em Óbidos há um Parque Tecnológico e uma nuvem de mentes e soluções que se quer abrir à Cultura, porque gostamos do lado criativo e potencialmente libertador que a tecnologia possui”, explica Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

“O Folio Tec vai começar por partilhar pessoas e experiências e aprofundar um debate sobre os processos de criação contemporânea e sobre como as ferramentas digitais os transformam. Ao mesmo tempo, irá debater como a palavra e o texto são parte integrante dos novos media, que complementam o papel histórico e irrepetível do livro. E queremos fazê-lo sem deixar de comentar desafios societais relevantes como o papel da tecnologia e, em particular, da inteligência artificial”.

“Quando no FOLIO se fala do ‘Poder’, este teria de ser o ano em que um novo capítulo se abre e o Parque Tecnológico teria de marcar presença. As nossas 40 empresas e cerca de 200 pessoas que trabalham em áreas tecnológicas e criativas colocam-nos nessa fasquia. Sejamos também um gerador de ideias desafiadoras para que o FOLIO, também nesta área, seja um espaço de reflexão livre e ousado”.

O Folio Tec terá lugar dias 11 e 12 de Outubro, com a seguinte agenda e oradores:

DIA 11
10H30 \\\ FOLIO TEC
Mesa POD – Plataforma de Ofícios Digitais
“Algoritmos e formas literárias – Novas formas de criação”
Com: Hélio Oliveira, Tiago Sábio, Pedro Vieira Moura (docentes ESAD Cr).
Moderação: ESAD Cr.
Local: MUSEU ABÍLIO DE MATTOS E SILVA
15H00 \\\ FOLIO TEC
Mesa Criações Infinitas
Conversa: “Inteligência Artificial e Poesia”
Um diálogo sobre a criação artificial, em particular na poesia. Que convergências e fronteiras?
Com: Pedro Dalte
Moderação: Miguel Silvestre
Local: MUSEU ABÍLIO DE MATTOS E SILVA

DIA 12
10H30 \\\ FOLIO TEC
Mesa Códigos de Criação
“As Letras que alimentam o código”
Que textos e letras alimentam os media digitais transversais? Há princípios de contar uma história que continuam relevantes para novos meios como os videojogos?
Com: Sandra Acosta, Tiago Perdigão – Fractal Mind e Wilson Almeida – Universidade Lusófona
Moderação: Ivan Barroso – Universidade Lusófona
Local: MUSEU ABÍLIO DE MATTOS E SILVA
12H00 \\\ FOLIO TEC
Mesa Vidas Binárias
“As biografias não autorizadas dos metadados”
Que narrativas são ou podem ser construídas das nossas vidas através da nossa pegada digital? Pode a complexidade humana ser contada em uns e zeros?
Com: Jorge Pinto (AP2SI – Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Sociedade da Informação) e Mário Antunes (professor do IPLeiria).
Moderação: Miguel Silvestre
Local: MUSEU ABÍLIO DE MATTOS E SILVA

Refira-se que o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos acontece de 6 a 16 de Outubro com o tema “Poder”. O evento terá um vasto programa a decorrer em 24 espaços da vila, e conta com a participação de cerca de 300 autores.

O festival será palco de 16 exposições, 36 concertos, 14 mesas de autores, 62 apresentações e lançamentos de livros, 16 oficinas, ao que se juntam tertúlias, workshops e masterclasses e sessões de cinema, entre muitas outras iniciativas.

Mais sobre o FOLIO aqui.

• Cartaz do FOLIO.