Banda Filarmónica das Gaeiras celebra 97 anos

Iniciativas a 01, 02 e 09 de Outubro

252

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG), Gaeiras, celebra o 97º aniversário nos próximos dias 01, 02 e 09 de Outubro. Concertos de bandas e orquestras fazem parte das comemorações.

No sábado, dia 01, pelas 17h30, tem lugar uma romagem ao cemitério da vila, por parte de elementos da SFRG, seguida de passagem até à Igreja de Nª Sr.ª da Ajuda, onde, pelas 19h15, decorrerá uma Missa em homenagem aos sócios, diretores, músicos e maestros falecidos.

Já no dia seguinte, pelas 15h30, acontece, junto à sede da Junta de Freguesia, a concentração de bandas, seguido de desfile pelas ruas da vila de Gaeiras. Mais tarde, pelas 16h30, tem início os concertos com as seguintes bandas: Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense (Torres Vedras) e Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense.

A 9 de Outubro, decorre o encontro de orquestras. Começa pelas 16h30 e conta com a atuação da Orquestra Juvenil da Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1º Dezembro (Azinhaga, Golegã) e da Orquestra Juvenil da SFRG.

A SFRG foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.

Ao longo dos mais de 90 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Música. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.

Apoio do Município de Óbidos.

• Cartaz das celebrações.