Autarquias e comunidades locais decisivos no envelhecimento ativo das populações

FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.

426
FOLIO 2022 - (EVENTO) Foto: Nuno Conceição

Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), afirmou ontem, dia 12 de Outubro, que as câmaras municipais, as juntas de freguesia e as comunidades locais têm assumido um papel decisivo na promoção de atividades com vista ao envelhecimento ativo da população, durante a sessão de abertura do XVI Seminário Município Amigo do Desporto e II Seminário Autarquia Solidária, que está a decorrer no FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.

“O que os municípios fazem com o território é determinante para que as populações sejam mais ou menos ativas”, sublinhou Vítor Pataco. E deixou como bons exemplos a criação de “ambientes naturais”, como passadiços, percursos junto de ribeiras e de rios e trilhos pedestres, cuja acessibilidade está ao alcance da população mais velha. “Viver mais tempo, com qualidade de vida, e sem doença física e mental, gera um impacto positivo significativo.”

O presidente do IPDJ acrescentou que para que seja possível promover um envelhecimento ativo, é necessário que se encontrem respostas para estes segmentos da população, em contextos seguros, promovendo a saúde e o bem-estar. “Estas medidas contribuem também para a economia, ao reduzirem os impactos na saúde e na Segurança Social, e para uma modelação da sociedade equilibrada de todas as comunidades.”

Coordenador nacional do programa Município Amigo do Desporto, Pedro Mortágua Soares, recomendou aos autarcas que aproveitem as oportunidades endógenas dos seus concelhos, e considerou fundamental “ter as pessoas certas, nos sítios certos, a fazer as coisas certas”. A propósito de Óbidos, disse que o seu “dinamismo” extravasa muito o número de habitantes do concelho, ao ser “visitado por centenas de milhares de pessoas todos os dias”.

Filipe Daniel, presidente do Município de Óbidos, destacou o facto de a Tenda Vila Literária estar “repleta de amigos e de pessoas que se reinventam todos os dias, para que possa existir um futuro melhor”. Já Margarida Reis, vereadora da Cultura e do Desporto, considerou o “dia muito especial”, não só por poderem voltar a estar juntos, já que o evento foi suspenso dois anos por causa da pandemia, mas também devido ao lançamento de mais uma obra coletiva, o II Livro Município Amigo do Desporto “Envelhecimento Ativo e Saudável”.

Margarida Reis lembrou que a Assembleia Geral das Nações Unidas determinou que os anos de 2021 a 2030 devem ser dedicados ao envelhecimento saudável, pelo que deve ser desenvolvido um trabalho conjunto para melhorar a qualidade vida dos idosos. “Os municípios devem criar oportunidades para os indivíduos permanecerem ativos, criar infraestruturas que favoreçam essas oportunidades de mudança, melhorando a capacidade de serem menos dependentes, em segurança.”

Paulo Capinha apresentou a Rede Municipal de Percursos Pedestres, criada em outubro de 2020. “A partir de Óbidos ligamos todo o território e mostramos todas as nossas freguesias”, explicou. “Recuperámos os percursos que já existiam, pelo que temos 13 percursos pedonais, e 80 quilómetros marcados. A intenção é ter 120 ou mais”, revelou. “95% dos percursos são recicláveis, ligados a ecovias, vias multiusos e multifuncionais, acessíveis a toda a gente.” Vocacionados para pessoas de todas as idades, abrangem a Lagoa de Óbidos, a albufeira e interligam miradouros e passadiços.

Técnico do Município, José Vala deu como exemplo do dinamismo do concelho para tornar a população mais ágil o III Festival Óbidos + Ativo, que decorreu de 26 a 29 de maio deste ano, centrado no desporto, saúde e bem-estar, que envolveu pessoas de todas as faixas etárias. “O espaço foi pequeno para tanta procura”, observou.