Óbidos recebe Seminários durante o FOLIO

Cerca de 170 municípios e mais de 200 participantes

103
FOLIO 2022 - (EVENTO) Foto: Nuno Conceição

No passado dia 12 de Outubro, englobado na programação do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, o município de Óbidos foi o anfitrião do XVI Seminário Município Amigo do Desporto e II Seminário Autarquia Solidária.

Numa parceria com a entidade Cidade Social, responsável pelo desenvolvimento destes programas, Óbidos acolheu mais de 200 participantes, representando mais de 167 municípios.

A cerimónia de abertura contou com a presença de Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos; Margarida Reis, vereadora do Pelouro do Desporto, Saúde e Bem-Estar; Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto e de Pedro Mortágua, coordenador Nacional dos programas Município Amigo do Desporto e Autarquia Solidária.

Foi apresentado o II Livro: “Envelhecimento Ativo e Saudável”, com prefácio da vereadora do município de Óbidos. Enquadrado na década 20-30 do Envelhecimento Saudável da ONU, este livro conta com 224 páginas de bons conteúdos, onde participaram 167 municípios.

Seguiram-se apresentações de alguns dos programas desenvolvidos por alguns municípios, onde Óbidos apresentou a Rede Municipal de Percursos Pedestres (Paulo Capinha) e o Festival Óbidos + Ativo (José Vala), e Matosinhos a Prescrição de exercício físico.

Posteriormente foram entregues aos municípios vencedores os vários reconhecimentos relativos ao programa Actividade Física Sénior 2022 e Complexo Desportivo do ano 2022.

Durante a tarde desenvolveu-se a temática relativa ao programa Autarquia Solidária, com apresentação do livro Acção Social Autárquica – Coordenação do Serviço Social da Universidade de Coimbra, seguida da apresentação do programa para Inclusão social e digital de idosos – Sioslife.

Foram entregues aos vários municípios vencedores os reconhecimentos relativos ao programa Intervenção Social Sénior 2021, seguindo-se a apresentação das várias candidaturas (Arraiolos, Vila de Rei, Câmara de Lobos, Lousã e Funchal) à Intervenção Social Sénior 2022.

De acordo com Margarida Reis, “o evento foi um enorme sucesso, valorizado e potenciado pela sua inclusão na programação do FOLIO, estratégia reforçada pelo facto de se ter assistido ao lançamento de dois livros. Para além de também se terem discutido e partilhado boas práticas, projectos, experiências e ideias, tendo em vista a melhoria contínua dos programas autárquicos, em busca da melhoria e do reforço da qualidade de vida das populações. Óbidos demonstrou, uma vez mais, a sua capacidade e aptidão para bem receber”.