Sessões informativas sobre a Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar

Primeira sessão a 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas

752

No âmbito da elaboração da candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar, serão dinamizadas quatro sessões informativas nas Juntas de Freguesia em redor da Lagoa de Óbidos: Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Junta de Freguesia do Vau (concelho de Óbidos) e Junta de Freguesia da Foz do Arelho e Junta de Freguesia do Nadadouro (concelho das Caldas da Rainha).

A primeira sessão terá lugar na Junta de Freguesia do Nadadouro, a 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, pelas 19 horas, e as restantes serão brevemente anunciadas e decorrerão nos meses de Março, Abril e Maio.

Estas sessões abertas ao público terão como objetivo informar e dar a conhecer a importância da Lagoa de Óbidos enquanto zona húmida, o que é um Sítio Ramsar e quais os benefícios associados a este galardão internacional.

As sessões contam com a presença de um orador convidado diferente em cada uma delas, sendo a primeira oradora convidada Maria de Jesus Fernandes (em representação da candidatura do Paul de Tornada a Sítio Ramsar). Atualmente trabalha no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e é bastonária da Ordem dos Biólogos.

Recorde-se que no passado mês de Novembro de 2022, os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos e a associação PATO assinaram um protocolo de colaboração com o intuito de elaborar a candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar. O acordo tem o objetivo de firmar “um trabalho conjunto para a dinamização de ações de educação e sensibilização ambiental”.

Inscrição para a sessão do dia 2 de Fevereiro aqui.