Ações de limpeza das margens da Lagoa de Óbidos

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas

227

Assinala-se hoje, dia 2 de Fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Esta data, instituída em 1971 na cidade iraniana de Ramsar tem como objetivo sensibilizar as populações para a proteção das zonas húmidas e a importância que têm para a vida no nosso planeta.

O Município de Óbidos vai durante o mês de Fevereiro dinamizar junto das escolas e comunidades locais um conjunto de ações de monitorização e limpeza das margens da Lagoa de Óbidos, no âmbito do projecto Coaswatch, como forma de sensibilizar a comunidade local para a importância da preservação deste ecossistema.

O Coaswatch é um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, ciência cidadã e voluntariado ambiental, dinamizado pelo GEOTA (que o Município de Óbidos integra através do programa Peixes Nativos).

Consiste na realização de caminhadas nas zonas costeiras portuguesas, para observação e registo dos animais, das algas, das plantas, do tipo de zona costeira, de eventual poluição (resíduos, poluição sonora, contaminações, riscos e ameaças nos questionários Coastwatch ou na App GEOTA e recolher lixo.