Sevways entre as 10 tecnológicas que vão dar forma à agenda “Sustainable Stone by Portugal”

Empresa da comunidade Óbidos Parque

561

A Sevways, empresa da comunidade Óbidos Parque, está entre as 10 tecnológicas do País que vão dar forma à agenda “Sustainable Stone by Portugal”. A iniciativa, liderada pela SOLANCIS, visa a valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado.

Do trabalho a desenvolver pela Sevways, em colaboração com o Politécnico de Santarém, INOV INESC Inovação e várias empresas do setor, conta-se o desenvolvimento de soluções com vista à digitalização preditiva de matérias-primas, o desenvolvimento de um sistema de monitorização universal para a pedra, ou a cocriação da Fábrica Digital do Futuro.

A agenda mobilizadora para a inovação empresarial “Sustainable Stone by Portugal”, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), envolve meia centena de copromotores (entre empresas de pedra natural, empresas de tecnologia e software, entidades do Sistema Científico e Tecnológico, associações e entidades públicas).

Apresentada na passada terça-feira, 07 de Fevereiro, ao primeiro-ministro António Costa, durante a visita do governante à empresa líder do consórcio no âmbito do roteiro “PRR em Movimento”, esta agenda tem como objetivo “desenvolver um ecossistema de especialização com projeção internacional em recursos minerais”, potenciando “a difusão de conhecimento tecnológico e a sua conversão em valor para a economia portuguesa”, e “acelerando a transição digital e tecnológica, por via da inovação em produtos, serviços, processos e técnicas sustentáveis”, de acordo com a SOLANCIS.

Efeitos disruptivos do projeto: “potenciar a criação de um ecossistema coopetitivo (competição colaborativa), que corrija fraquezas e aproveite as forças da fileira, aportando competitividade, valor e escala nos mercados internacionais”.

[Créditos fotográficos: Sevways]