“Missão POD” aproxima academia da comunidade Óbidos Parque

Através de uma visita à ESAD.CR

389

Aproximar a academia das empresas da comunidade Óbidos Parque foi o objetivo de uma visita que levou à Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), no passado dia 16 de Fevereiro, mais de uma dezena de empreendedores e empresários da área tecnológica, criativa e digital.

Para além de ficarem a conhecer a instituição, os seus espaços, os seus laboratórios e a sua oferta formativa, as empresas foram também desafiadas a participar, com a sua visão e know how, num estudo da RUN-EU (uma aliança de várias instituições de ensino superior europeias de que o Politécnico de Leiria faz parte) sobre talento e competências do futuro.

A “Missão POD”, assim designada a ação, pretendeu acima de tudo abrir portas a novas formas de colaboração, no domínio da formação, integração profissional, e do enriquecimento dos currículos.

Empresas participantes:

Alphazebra
Empresa de consultoria e serviços empresariais, a Alphazebra nasceu para responder a uma procura crescente por serviços independentes de apoio a empresas estrangeiras que pretendem investir em Portugal. Hoje, trabalha nas seguintes frentes: Fundos/Apoios (candidaturas), Certificações, Validação e Planeamento/Gestão de Projetos, Procurement, Licenças, Report, entre outros.

Amma Lab
Ajudar as empresas a construir a mentalidade, a cultura e a estrutura para transformar a sua organização, mas sempre centrada nas pessoas, é o core business do AMMA STUDIO LAB – Laboratório da Felicidade.

Digital Perspective
Agência de Marketing Digital. Principais áreas: Webdesign; Produção de Conteúdo, Gestão de Redes Sociais, Cobertura de Eventos, Design Gráfico, Publicidade Online.

Gresys Hub
Empresa de apoio ao empreendedor, com enfoque na disponibilização de espaços partilhados de trabalho, residência e aprendizagem. “Live, Learn & Work » A place to co-live, co-learn (entrepreneurship and technology) and co-work”.

Impactwave + JSIO
A Impactwave desenvolve soluções para Internet e dispositivos móveis. Atua em diversas áreas: desenvolvimento de websites, software, aplicações ou jogos, mas também equipamentos eletrónicos e experiências digitais interativas. Nos últimos anos tem investido fortemente no desenvolvimento de soluções próprias, com grande e especial enfoque em aplicações e software para as áreas da Agricultura e Medicina.

A JSIO – IoT Hassle Free é uma framework de hardware e software que simplifica o desenvolvimento de produtos de IoT. Resulta da junção de competências de três empreendedores, dois deles CEOs de empresas já existentes na comunidade Óbidos Parque, a Impactwave e a Audiodevel.

O sistema é composto por quatro componentes, integrando uma base de hardware multifuncional configurável, protocolo de comunicação (com uma camada de segurança que usa Blockchain e NFT), software de servidor e app móvel. Pode ser utilizada em soluções de IoT nas seguintes áreas: Industrial, Agrotecnologia, Cidades Inteligentes, Saúde e Robótica.

INM – Innovation Makers
Desenha, desenvolve e implementa soluções de transformação digital para o setor financeiro e setores análogos. Soluções digitais omnicanal (hardware e software).

Makewise
Empresa especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em Visão por Computador e Inteligência Artificial.

Sevways + Stonify
A SEVWAYS é uma empresa de desenvolvimento de projetos de engenharia informática, dedicada à integração de tecnologias nas organizações. A equipa de engenharia informática é especializada em consultoria, implementação, formação e desenvolvimento de software.

Os sistemas implementados pela empresa – tanto Sage como Primavera – visam otimizar a gestão dos negócios. Visam também centralizar informação de suporte à decisão, simplificar operações e processos, para que se verifiquem ganhos de produtividade e rentabilização de recursos.

A STONIFY representa uma joint-venture, que integra as empresas Frontwave e Sevways. Nos últimos três anos, estas empresas investiram e desenvolveram um projeto que une a tecnologia de visão artificial (FRONTWAVE) e plataformas cloud (SEVWAYS). Esse projeto deu origem à marca WESCAN.

Em breve a marca STONIFY irá aparecer no mercado de Rochas Ornamentais como uma solução integrada de digitalização do processo de venda e comercialização de mármores e calcários, a caminho do e-commerce para a Pedra Natural.

Triplo Conceito
Empresa de Arquitetura e Design.

MISSÃO POD
A “Missão POD” surge à luz do projeto POD – Plataforma de Ofícios Digitais, uma iniciativa que se traduziu, em 2021, num conjunto de formações de curta duração na área das artes e da criação digitais, centradas no “saber-fazer em meio digital”.

Foi lançada pela ESAD.CR, em associação com o Município de Óbidos e o Óbidos Parque, com o objetivo de atualizar ou renovar competências e aptidões de estudantes e profissionais (no ativo ou à procura de emprego, de valorizar ou mudar a sua carreira).

As primeiras formações POD incidiram sobre os seguintes temas: Sound Design para Jogos, Digital Storytelling, Narrativas Visuais, Escrita e Som para Conteúdos Digitais e Motion Design.