“Fizemos ainda mais e melhor e isso só nos pode deixar satisfeitos e confiantes para o futuro”

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos visitado por 120 mil pessoas

442

“O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos é, sem dúvida, um marco nos eventos a nível nacional, sendo, nesta época do ano, um dos acontecimentos que mais público atrai para a região, capitalizando economicamente o concelho e o Oeste.” É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos fala de um dos eventos mais conhecidos de Óbidos e do País, que foi, este ano, visitado por mais de 120 mil pessoas. Filipe Daniel está “muito satisfeito” principalmente “pelo crescimento em conteúdos e da oferta que o Festival proporcionou em 2023”.

O autarca, em hora de balanço, enaltece o facto de o evento ter “mais esculturas, mais chefs, mais receitas, mais produtos em chocolate e mais formação”. “Fizemos ainda mais e melhor e isso só nos pode deixar satisfeitos e confiantes para o futuro”, garante Filipe Daniel, explicando que, “mais importante do que ter muitas pessoas a visitarem Óbidos, é ter pessoas que saem daqui felizes, com um sorriso na cara e com vontade de voltar”. “Trabalhamos os nossos eventos precisamente para que as pessoas tenham boas experiências, independentemente de onde vêm e do que procuram”, diz, explicando que é, por isso, que “Óbidos tem eventos para todos os gostos e para muitos públicos”.

Por seu lado, o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa, organizadora do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, destaca “a qualidade dos chefs, os muitos concursos que houve e a grande aposta num formato de evento onde a formação é, cada vez mais, importante”. “Sabemos que com o crescimento dos conteúdos ligados à gastronomia e à pastelaria, nomeadamente com o aparecimento de vários programas temáticos nos media, e a importância que os chefs têm como influenciadores, faz com que o Festival acompanhe estas tendências”, explica. Ricardo Duque afirma ainda que, “para além do formato do evento em termos de espaço pela vila, estamos já a pensar em como vamos trabalhar para continuar a surpreender quem nos visita, mas também quem trabalha nestas áreas”.

Recorde-se que o Festival Internacional, que decorreu sextas, sábados e domingos, de 10 a 26 de Março, teve como tema principal a Banda Desenhada. O evento, orçado em 250 mil euros, usou 25 toneladas de chocolate, contou com a presença de várias personalidades, tais como Sahima Hajat, vencedora do programa MasterChef em Portugal, personalidades internacionais do mundo da pastelaria e doçaria e uma equipa técnica de 57 chefs de pastelaria e bombonaria.

O evento teve ainda uma forte componente formativa, tendo tido a presença, no Salão do Chocolate, de escolas da área da pastelaria e hotelaria, do Politécnico de Leiria, das escolas do Turismo de Portugal e da Escola Profissional da Nazaré, para além da prestigiada École Ducasse, uma das mais importantes do Mundo nesta matéria. O evento contou ainda uma exposição de esculturas e a criação de esculturas ao vivo, várias demonstrações e apresentações de produtos. Relativamente à Corrida do Chocolate, que já vai na quarta edição, estiveram presentes cerca de 850 atletas.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos está de volta em 2024.