Festival Latitudes recebeu ópera “Vénus e Adónis”

Produção e participação de coletividades do concelho de Óbidos

782

O Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, que aconteceu em Óbidos de 20 a 23 de Abril, recebeu a ópera “Vénus e Adónis” na Casa da Música em duas sessões. O evento decorreu no dia 22 de Abril e contou com a produção do Grupo Coral Alma Nova, maestro titular Fernando Lino, participações da Orquestra Sinfonietta d’Óbidos, do Coro Infantil Municipal de Óbidos e do Grupo Coral Alma Nova e criação do Workshop “A Voz em Coro”.

Após a realização de um workshop em 2019, “A Voz em Coro” pretendeu dar continuidade ao projeto, promovendo a união de coletividades do concelho de Óbidos: Grupo Coral Alma Nova, Coro Infantil Municipal de Óbidos e Orquestra Sinfonietta com o objetivo de conjuntamente apresentarem uma ópera.

Inicialmente foi trabalhada a técnica vocal de base com os coralistas, a aprendizagem fonética em algumas línguas e a introdução de vários estilos musicais diferentes (barroco, clássico e século XX). De seguida, pretendeu-se proporcionar uma experiência completamente diferente aos coralistas, através da escolha de uma só obra para o workshop: a ópera “Vénus e Adónis” do compositor barroco inglês John Blow.

O workshop foi realizado em duas fases:
1ª fase – de Outubro de 2022 a Janeiro de 2023: trabalho vocal com os coros – leitura, corpo em palco, etc.
2ª fase – a partir de Fevereiro de 2023: ensaios musicais e de cena com solistas, coro e orquestra.

“Este desafio passou pela realização de uma residência artística durante alguns meses, uma vez que a experiência de cantar numa ópera não pode ser equiparada à de cantar em concerto. Este trabalho, para além da música, teve performances de teatro e dança, e os coralistas tornaram-se também atores. Foi um desafio que esteve à altura dos diferentes grupos envolvidos, quer musicalmente quer artisticamente. Foi uma experiência muito enriquecedora”, refere a vereadora com o pelouro da cultura, Margarida Reis.

Esta proposta, lançada pelo Grupo Coral Alma Nova ao município, foi personalizada e elaborada para grupos de Óbidos, tendo como principal objetivo o enriquecimento cultural e social de todos os participantes. Foi um projeto que foi desenhado para 6 meses de trabalho e apresentado durante o Festival Latitudes.

“Tendo em consideração que a ópera é um espetáculo complexo devido às diversas áreas que engloba, contou com a máxima dedicação e empenho por parte de todos os intervenientes na elaboração de um espetáculo completo e muito apelativo. Estamos muito orgulhosos pelo empenho da nossa comunidade, onde também as crianças tiveram um papel magnífico”, acrescenta Margarida Reis.

Há vontade de repetir o espetáculo noutra circunstância/evento, nomeadamente na próxima edição do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos que decorrerá entre os dias 12 e 22 de Outubro.

Galeria de fotos da ópera e festival Latitudes (Facebook)

Folha de sala da ópera (1)
• Folha de sala da ópera (2)