O Óbidos Vila Gaming trouxe “uma nova energia e uma nova dinâmica”

Evento atraiu 20 mil pessoas

858

Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Óbidos Vila Gaming, que decorreu na vila de Óbidos e no Parque Tecnológico de Óbidos, de 4 a 7 de Maio. Tratou-se da primeira vila de videojogos do mundo, com uma programação que foi dos retrogames e arcade, aos videogames, eSports, realidade virtual ou cosplay, que contou com a presença e participação de importantes influencers, youtubers, produtores de conteúdos para as respetivas comunidades e ainda dois dias de conferências, talks e networking.

“Pelos números e pelo entusiasmo, esta foi, sem dúvida, uma aposta ganha”, garante o presidente da Câmara Municipal de Óbidos. Filipe Daniel afirma que este evento trouxe “uma nova energia e uma nova dinâmica, mas, acima de tudo, um público diferente daquilo que temos noutros eventos de igual dimensão”. “Temos eventos mais culturais, outros mais imersivos, eventos para diferentes faixas etárias e públicos, e o Óbidos Vila Gaming permite-nos apostar num público mais específico e também mostrar novas profissões, sejam elas ligadas ao jogo, sejam elas ligadas à produção de conteúdos”, explica o autarca.

“Este movimento de gamers e de influencers acaba por ter uma expressão muito grande”, sendo, por isso, “muito importante para aquilo que queremos para o nosso território”. “Se queremos atrair e continuar a atrair pessoas para Óbidos, temos de criar condições para fixar aquilo que são as várias faixas etárias”, conclui Filipe Daniel.

Uma ideia partilhada por Ricardo Duque, que pretendeu que “a primeira vila gaming do mundo surgisse com uma visão orientada para o futuro e para uma ‘indústria’ que é hoje líder de mercado e agregadora de gerações”. O administrador da empresa municipal Óbidos Criativa considera que, “no futuro, este evento pode assumir-se enquanto ator socioeconómico e um agente cultural relevante, que contribuirá para a transformação, modernização e crescimento da economia regional”. “Por outro lado, este foi um evento com forte adesão da comunidade local e que teve o reconhecimento dos jovens de Óbidos”, conclui o responsável.

O evento Óbidos Vila Gaming nasceu com o objetivo de ser um evento com grande disponibilidade para a prescrição de marcas, produtos e serviços que ficarão associados à experiência vivida na maior Vila Gaming do Mundo. É um evento que surge integrado numa estratégia de ativação territorial com base na criatividade, inovação e pioneirismo, acompanhando as principais tendências nacionais e internacionais: o Gaming, a programação e a robótica.

Pretendeu-se oferecer conteúdos que abrangem todas as idades, dando oportunidade aos mais novos de entrar numa arena de Fortnite, permitir a qualquer pessoa a imersão na realidade virtual, ou estar num verdadeiro Esports no palco de Gaming, mas também a possibilidade dos pais mostrarem aos filhos os jogos que marcaram a sua infância e adolescência no salão de jogos e retrogrames.

Vencedores dos Torneios – Óbidos Vila Gaming 2023

Fortnite:
Quinta – Martim Lopes Filipe e Sérgio Oliveira
Sexta – José Lopes
Sábado – Francisco Rebelo, José Lopes, Rodrigo Santos e Simão Roça
Domingo – Buster, Rafael Caeiro, Miguel Pão Alvo

Óbidos King´s Cup CS:GO
– 1º GTZ Esports

Rocket League
– HOF Esports

Mortal Kombat
Sexta – Diogo Monteiro
Sábado – Fábio Antunes
Domingo – José Rocha e Duarte Marques

Tekken
Sexta – Márcio
Sábado – Ruslan e Carlos Silva
Domingo – Márcio e Duarte Tomás

Fifa
Quinta – André Costa
Sábado – André Pereira e João Sabina
Domingo – Francisco Antunes e Rafael Montenegro

obidos.pt