Junta de Freguesia de Gaeiras ganha prémio “autarquia do ano”

Com o projeto “Explic(A)ção”

519

A Junta de Freguesia de Gaeiras ganhou o prémio de Autarquia do Ano na categoria de Apoio Social, na subcategoria Apoio Social para Famílias Carenciadas, com o projeto “Explic(A)ção”. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Grémio Literário em Lisboa no passado dia 18 de Maio.

Explic(A)ção é um programa da Junta de Freguesia de Gaeiras que pretende apoiar no desenvolvimento educativo, humano, social e cultural de famílias com maiores dificuldades socioeconómicos da Freguesia de Gaeiras. Ivone Cristino é a coordenadora do projeto.

Sabendo que nem todas as famílias tem disponibilidade financeira para recorrer a serviços de explicações, a Junta de Freguesia desafiou um conjunto de profissionais residentes em Gaeiras a integrarem o Banco Local de Voluntariado e disponibilizarem uma hora por semana para apoiar os mais jovens. Cerca de 12 residentes entre professores, psicólogos e profissionais na área do ensino especial aceitaram o desafio.

Os alunos contam com apoio nas seguintes disciplinas: Matemática, Física e Química, Português, Ciências, Biologia e Geologia, Francês, Geografia e Inglês. Para além disso, poderão ainda ter apoio na área da Psicologia Educativa e no Ensino Especial.

Segundo Ricardo Duque, presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras “ajudar crianças e jovens a construir o seu futuro, promovendo a equidade no acesso a oportunidades através da educação é o grande objetivo”. “Enquanto entidade pública, temos a responsabilidade de garantir que a ausência de recursos financeiros das nossas famílias não coloca em causa o sucesso e a igualdade de oportunidades dos nossos jovens”, sublinhou o autarca.

O Prémio Autarquia do Ano, que já vai na sua 4ª edição, nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. O júri do Prémio Autarquia do Ano é constituído por personalidades da sociedade civil, que se distinguiram pelo seu percurso cívico, académico e profissional.