Óbidos Cycling Team sai fortalecida do GP Beiras

Uma corrida muito dura, intensa e muito mau tempo

415

Nos dias 26, 27 e 28 de Maio, a Óbidos Cycling Team esteve a competir na 5ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, uma prova de âmbito internacional e de exigência elevada. No total, foram pedalados 499,8 quilómetros em três dias e quatro etapas, a primeira em contra-relógio coletivo, seguida de duas etapas com chegada ao sprint e a última de alta montanha com subida ao alto da Torre e chegada na Guarda.

Os ciclistas sub-23 da Óbidos Cycling Team mantiveram-se nos primeiros lugares da classificação da juventude até à última etapa, com Gabriel Casal em 4º, Miguel Carvalho em 5º e Bernardo Jorge no 11º lugar. Contudo, o derradeiro dia revelou-se muito duro para o pelotão com 59 abandonos entre os 103 corredores que iniciaram a jornada. Foram 183,7 km iniciados no Fundão com passagem pelo alto da Torre, Penhas Douradas e chegada à Guarda, sempre debaixo de intensa chuva.

“A corrida foi muito dura, o último dia muito intenso com muito mau tempo e dureza à mistura, o que fez com que acabassem muito poucos ciclistas e outros acabassem por passar mal com as condições climatéricas. Da nossa parte, um dos grandes objetivos passava por colocar um ciclista na fuga, mas foi difícil devido à intensidade da corrida. Também passava por fazer o melhor possível na expetativa de poder fechar por equipas e salvaguardar os sub-23, que daqui a poucos dias têm uma corrida importante [Volta a Portugal do Futuro]. Durante a subida à Torre, o Diogo Silva teve um episódio de hipotermia, inclusive teve de ir à ambulância quando chegou ao alto da Torre. A partir desse momento, achámos por bem mandar encostar os ciclistas, porque ia ser um martírio muito grande. Delineou-se assim para os poupar, porque a saúde está em primeiro lugar e foi um dia complicado. Contudo, foi bom para a aprendizagem de todos, porque puderam ver o que é o ciclismo de forma mais séria e saíram fortalecidos desta competição”, contam os responsáveis da formação de Óbidos.

Classificação Geral:
1º Artem Nych (Glassdrive/Q8/Anicolor) 13h36m35s [36,719 km/h]
2º Abel Balderstone (Caja Rural-Seguros RGA) a 41s
3º Pelayo Sánchez (Burgos BH) a 52s