Cerca de centena e meia de radioamadores juntaram-se sábado, 10 de junho, no Óbidos Parque, para mais um encontro nacional.
Palestras, exposições, demonstrações de novas tecnologias e um almoço-convívio marcaram o “Field Day”, um encontro que acontece todos os anos em diferentes cidades do País, sempre no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
“É um dia de confraternização, de encontros e de muita partilha, e uma data que os radioamadores celebram através de contactos via rádio com dezenas de emigrantes portugueses espalhados um pouco por todo o mundo”, explica António Matias, CEO da DX Patrol, empresa da comunidade Óbidos Parque, e à qual coube, este ano, a dinamização do encontro.
Canadá, EUA, França, Alemanha, Polónia, Áustria, foram alguns dos países “visitados” pelos radioamadores presentes no “Field Day”, com recurso a comunicações por ondas curtas e via satélite.
Um dos pontos altos do encontro deste ano residiu na demonstração de uma comunicação por reflexão lunar – modalidade que utiliza a Lua para refletir ondas eletromagnéticas transmitidas por uma estação de rádio – orientada pelo radioamador Paulo Delgado.
Do programa de conferências fez também parte uma apresentação sobre a tecnologia LoRA, a cargo de Ricardo Cardoso, CEO das empresas do parque Impactwave e JSIO, e outra sobre Micro-Ondas, com o radioamador Carlos Gorjão. A fechar as intervenções esteve António Viegas, presidente da ARLX – Associação de Radioamadores de Lisboa, convidado a falar sobre a integração da rede de radioamador no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).
De referir que o “Field Day” em Óbidos contou com o apoio da Proteção Civil – Caldas da Rainha e da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte (CHLON). Marcaram presença no evento o coordenador municipal da Proteção Civil, Gui Caldas, Carlos Cravide, presidente do CHLON, a quem se juntou Hugo Oliveira, deputado na Assembleia da República