SIPO 2023 é a edição mais internacional de sempre

Festival Internacional de Piano do Oeste 2 de Julho a 9 de Agosto

497

Óbidos e Caldas da Rainha acolhem pianistas de 18 países num evento dedicado à música e à cultura. Os 10 dias das Master Classes da SIPO 2023, inseridos no Festival Internacional de Piano do Oeste, completam um evento que se tornou num marco de relevo no panorama musical internacional. Há 13 concertos e música por todo o lado.

O Festival Internacional de Piano do Oeste e as Master Classes da Semana Internacional de Piano de Óbidos estão de regresso à Vila de Óbidos e às Caldas da Rainha para uma edição especial. De 2 de Julho a 9 de Agosto, o Festival apresenta um programa exclusivo de recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra, complementado por uma conferência do compositor Sérgio Azevedo e uma exposição da escultora Isabel de Andrade. Artistas de renome internacional e jovens pianistas de 18 países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Kosovo, Eslováquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos da América, México, Equador, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e o Japão – serão acolhidos no nosso país para participar nos concertos do Festival e nos cursos de formação.

As Master Classes de Piano e Música de Câmara – cursos de formação organizados em residência – visam uma alta profissionalização artística e instrumental bem como um valioso trabalho pedagógico, dando a oportunidade a jovens talentos de aperfeiçoarem o seu conhecimento e a sua técnica com o acompanhamento de um prestigiado elenco de professores pianistas convidados.

Na edição de 2023, as master classes decorrerão entre 31 de Julho e 10 de Agosto contando com a presença dos professores Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), James Giles (Estados Unidos), Manuela Gouveia (Portugal), Eugen Indjic (Estados Unidos) e Jun Kanno (Japão).

“As Master Classes são uma oportunidade valiosa para os jovens músicos que desejam uma carreira profissional receberem instruções diretas e personalizadas de artistas reconhecidos internacionalmente. Abertas ao público, são, igualmente, uma experiência inspiradora de aprendizagem ao permitirem observar o processo de ensino e a dinâmica entre aluno e professor, no intuito de promover o gosto pela música clássica entre todas as gerações”, refere a pianista Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM (Associação de Cursos Internacionais de Música).

Os turistas e os visitantes do evento serão brindados com uma semana recheada de sonoridades e cenários mágicos. O programa musical inclui 13 concertos.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, os pianistas Josep Colom, James Giles, Boris Berman e Jun Kanno, Paulo Oliveira, Manuela Gouveia, Artur Pizarro, Dominic Doutney, Martin Jacobs, o cravista Cristiano Holtz e a violinista Raquel Cravino, são apenas alguns dos nomes confirmados para a 28ª edição do Festival e que prometem esgotar as salas de espetáculo.

O pianista português Paulo Oliveira, aluno participante nas primeiras edições das master classes da SIPO no fim dos anos 90, está de regresso como pianista com a carreira feita para o concerto inaugural do Festival, no dia 2 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

A SIPO conta com o apoio da DG Artes e das Câmaras Municipais de Óbidos e das Caldas da Rainha.

Este ano, para além dos concertos de entrada livre, os ingressos para o Festival têm um preço único de 10€. Redução para estudantes e pessoas de terceira idade: 7,50€

Programa completo e mais informações em www.pianobidos.org

Master Classes (cartaz)
Programa Semana Internacional de Piano do Oeste (lista de concertos)
Semana Internacional de Piano do Oeste (cartaz)