A Óbidos Cycling Team alinhou à partida para os Campeonatos Nacionais de Estrada 2023 (disputados a 25 de Junho) com o objetivo de alcançar o melhor resultado possível, nestes que foram os primeiros Campeonatos disputados pela jovem equipa da Região Oeste. Os ciclistas responderam à chamada com uma boa prestação, alcançando o melhor resultado com Tomás Bauwens, 10º na prova de fundo sub-23.
O calor e as altas temperaturas marcaram os dias na vila de Mogadouro, em Bragança, requerendo um esforço extra aos ciclistas em disputa pela camisola de campeão nacional. A prova de fundo sub-23 desenrolou-se ao longo de 141 quilómetros, compostos por uma primeira parte de 26 quilómetros até à entrada no circuito, onde completaram cinco voltas. A jornada foi bastante atacada e vários foram os ciclistas a estarem na frente da corrida. A Óbidos Cycling Team esteve nas principais movimentações do dia com Bernardo Jorge, Miguel Correia e posteriormente com Marco Marques, Gabriel Casal e Tomás Bauwens.
Também na frente esteve o internacional Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), que seguiu em solitário à falta de 34 quilómetros para a meta, onde ergueu os braços para a vitória com uma vantagem acima dos 2 minutos para os adversários. Tomás Bauwens cruzou a meta em 10º e Miguel Carvalho no 18º lugar. Os dois ciclistas da Óbidos Cycling Team pertenceram ao leque de 25 ciclistas, dos 69 à partida, que terminaram a exigente prova.
Também a prova de fundo dos atletas elites terminou com a vitória de um dos fugitivos do dia. A corrida de 169,6 km foi composta por uma primeira parte de 56,4 km até à entrada no circuito, ao qual foram dadas igualmente cinco voltas. A fuga da jornada formou-se nos quilómetros iniciais e foi constituída por 13 corredores, entre os quais se destacou o internacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) que, a cerca de 50 km para o final, se isolou na frente e triunfou em solitário. Diogo Silva foi o único ciclista elite da Óbidos Cycling Team em competição, terminando no 34º lugar. Para esta corrida estiveram 62 corredores à partida, terminando apenas 36.
Classificação Geral – Prova de Fundo Sub-23:
1º Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon) 3h38m37s
2º João Macedo (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m05s
3º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) a 2m48s
…
10º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 5m17s
18º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 17m23s
DNF Miguel Correia (Óbidos Cycling Team)
DNF Marco Marques (Óbidos Cycling Team)
DNF Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)
DNF Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)
DNF Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)
00
Classificação Geral – Prova de Fundo Elite:
1º Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 4h16m19s
2º Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a 1m06s
3º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) a 1m15s
…
34º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 11m14s