“Houve muita entrega dos grupos de teatro em cada espetáculo”

Óbidos recebeu Festival de Teatro durante o mês de Junho

447
Matilde Fieschi - 25 de Junho de 2023.

Decorreu, durante o mês de Junho, o Festival de Teatro de Óbidos. Ao todo, foram 12 peças de vários géneros, desde o teatro infantil, à revista, passando pela comédia, peças de autor e criações originais, com um total de 185 participantes.

Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura, afirma que “este festival teve um balanço muito positivo, não só em termos de público, mas, e acima de tudo, pela entrega que os grupos de teatro, todos sem exceção, colocaram em cada espetáculo”. A autarca destaca a presença de Ruy de Carvalho, “um dos atores mais conhecidos e acarinhados pelos portugueses, que esteve em Óbidos, para uma peça que falava sobre a sua própria vida”, mas salienta, igualmente, “as peças que a nossa comunidade preparou, ensaiou e nos apresentou com muito entusiasmo, que mostram muito do trabalho em termos de identidade que estamos todos a fazer”.

“Estou mesmo muito satisfeita e esta é, sem dúvida, uma aposta que vamos manter, porque este projeto pretende ir ao encontro da matriz identitária do concelho de Óbidos”, explica Margarida Reis. “Queremos trabalhar a ideia de identidade e comunidade, assim como, recuperar tradições e, de certo modo, mantê-las vivas na nossa memória coletiva contribuindo assim para salvaguarda do património cultural imaterial do concelho de Óbidos”, conclui.

Para desenvolver este projeto, o Município conta com quatro encenadores que trabalham individualmente com os grupos de teatro locais: José Ramalho, Inês Fouto, Gonçalo Costa e Marlise Gaspar. Neste momento, existem no concelho quatro grupos de teatro em atividade: Grupo de Teatro Reflexos em Palco de A-dos Negros; Grupo de Teatro Animais em Palco de Amoreira; Grupo de Teatro Águas Vivas de Olho Marinho e Grupo de Teatro A Raiz de Usseira.

Também as escolas de Óbidos fizeram parte deste Festival. A área do teatro tem sido promovida pelo município nas turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, enquadrada nas atividades de enriquecimento curricular. O objetivo principal é estimular a imaginação e a criatividade, realçando um conjunto de competências essenciais como a comunicação, a autonomia, o espírito crítico ou a cooperação.

As peças decorreram no auditório Municipal da Casa da Música, tendo havido dois espetáculos na Biblioteca Municipal – Casa José Saramago. As peças começaram a 4 de Junho e terminaram dia 27. O Teatro em Óbidos regressa em 2024.