No passado dia 26 de Junho, decorreu a atividade de encerramento da 2ª edição do projeto “Polvinhos do Afeto”. A iniciativa consistiu na visita ao Museu e Capela da Vista Alegre, com almoço convívio piquenique com vista para a ria de Aveiro.
Esta visita teve como principal objetivo proporcionar ao grupo uma atividade onde, para além de terem um dia descontraído e diferente, visitarem locais históricos do nosso País, sendo importante para quem não tem essa possibilidade.
São vários os benefícios deste tipo de ações, dos quais se destacam os seguintes: realizar uma atividade de lazer; desenvolver a capacidade criativa; pensar sobre si e o outro; colocar-se no lugar do outro; treino cognitivo; promover a interação social; aprender novas aptidões relacionais; fomentar a coesão e, consequentemente, a aceitação; discutir a crença de que os seus problemas são únicos e imutáveis; descobrir pontos em comum e aumentar a autoestima através do altruísmo e da empatia.
Óbidos é um concelho que procura constantemente promover a saúde mental dos seus munícipes. Através da monitorização do projeto, verificam-se vários benefícios para a população.
Desta forma, dado o sucesso das últimas edições, na segunda semana de Setembro terá início a 3ª edição, com a entrega dos “polvinhos” tricotados no Hospital de São João.