Entre os dias 22 de Julho e 06 de Agosto, 27 voluntários estão, em Óbidos, a participar na reabilitação de casas por forma a beneficiar munícipes desfavorecidos, numa parceria entre o Município de Óbidos e a Associação Just a Change. Em Óbidos, estão em recuperação três habitações, uma na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e duas na Freguesia do Vau.
O executivo municipal fez uma visita, dia 1 de Agosto, às três habitações que estão a ser intervencionadas. “A parceria entre o Município de Óbidos e a equipa Just a Change tem sido muito importante para as famílias em Óbidos”, sublinha Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos. O autarca destaca o trabalho que tem sido feito desde 2016, “com a recuperação de casas que acaba por ser um gesto que permite que as pessoas voltem a sonhar e a ter uma vida mais confortável e digna”.
Sofia Cotrim, gestora de projetos da Associação Just a Change, acompanhou toda a visita com explicações das intervenções nas várias casas, cujo objetivo é “melhorar a vida das famílias ali presentes”. Além do trabalho efetivo nas casas destes três agregados, realizado pelos voluntários da associação, “é notória a relação de amizade construída com as famílias, que também participam de forma motivada nas obras de restauração das próprias casas”, diz.
Este ano, a Câmara Municipal de Óbidos comparticipa este projeto com cerca de 55 mil euros, ao que se juntam quase dois mil por parte da Just a Change. Até à data, e desde 2016, a Câmara Municipal e todos os parceiros investiram 183 mil euros na recuperação destas 28 habitações.
Esta é a 7ª edição, em Óbidos, de um projeto que teve início em 2016 e que, através de uma parceria formalizada com o Município, já foi possível reabilitar 28 habitações em Óbidos, permitindo, desta forma, dignificar a vida de 54 pessoas residentes no território. No concelho, foram reabilitadas quatro habitações em A-dos-Negros, uma na Amoreira, uma nas Gaeiras, quatro no Olho Marinho, 11 em Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, uma na Usseira e seis no Vau.
Recorde-se que a parceria com o Município de Óbidos prevê a reabilitação de casas localizadas na área geográfica do concelho, sendo que a sinalização e avaliação das condições socioeconómicas destes agregados familiares é da responsabilidade do Serviço de Coesão Social. Pretende-se ainda ativar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efetiva das Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de residência e também dos próprios beneficiários.
A Just a Change é uma Associação Sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objetivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando todos os recursos necessários à execução de obras, nomeadamente através da mobilização de jovens voluntários, no sentido de devolver dignidade habitacional às famílias mais necessitadas.