Freguesia de Stª Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa com distinção Prata no Eco-Freguesias

Pelo segundo biénio consecutivo

404

A Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa recebeu, pelo segundo biénio consecutivo, o Galardão Eco-Freguesias XXI, durante a cerimónia que decorreu no dia 13 de Julho na Casa das Artes, em Miranda do Corvo, um evento que visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do País.

Na cerimónia foram divulgados os resultados das candidaturas de 221 freguesias de todo o território nacional à 4ª edição da iniciativa, que contou com a presença de Marco Tomás, em representação da junta de freguesia do concelho de Óbidos, que arrecadou o prémio Prata.

Foram entregues, no total, 131 Bandeiras Verdes às freguesias galardoadas (74% das candidatas). As freguesias candidatas são de 75 municípios do País e localizam-se maioritariamente nas regiões norte e centro, cobrindo 17 distritos e a Região Autónoma da Madeira. Apenas o distrito de Bragança e a Região Autónoma dos Açores não registaram qualquer participação nesta edição.

Os distritos de Braga e Leiria são os que registam maior participação nesta edição, totalizando 43,8% das freguesias candidatas. Em Braga, destaca-se a participação das freguesias dos municípios de Guimarães (28) e Vila Nova de Famalicão (11). Em Leiria, registaram maior participação as freguesias dos municípios de Pombal (13) e Leiria (8).

O programa Eco-Freguesias XXI é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte além da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa e Quercus