Óbidos presente na 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO

De 7 a 10 de Setembro, em Marraquexe

298

O Município Óbidos esteve presente na 10.ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, em Marraquexe, com o vereador José Pereira a integrar uma comitiva organizada pelo aspiring Geoparque Oeste, que decorreu de 7 a 10 de Setembro.

Durante a conferência realizaram-se vários seminários com o objetivo de promover e transmitir o conhecimento tradicional, a valorização dos produtos locais, o desenvolvimento das atividades geoturísticas e a capacitação da população local. A comitiva do aspiring Geoparque Oeste esteve presente com nove apresentações e um filme promocional a concurso, de modo a dar a conhecer o território.

Nos dias anteriores à conferência, o Conselho Executivo do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO reuniu para analisar as novas candidaturas a Geoparques Mundiais da UNESCO. A candidatura submetida pela AGEO – Associação Geoparque Oeste foi aprovada por unanimidade, passando assim à fase seguinte, a validação do Conselho Executivo da UNESCO, o que se espera que aconteça na Primavera do próximo ano e, subsequente, reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO.

A participação nesta Conferência Mundial permitiu desenvolver contactos internacionais, assim como divulgar e promover o património natural e cultural do território do aspiring Geoparque Oeste e, em particular, dos concelhos que integram esta candidatura.

O Município de Óbidos vai agora desenvolver os mecanismos necessários para preparar a sua adesão à AGEO – Associação Geoparque Oeste, para que, nos próximos dois anos, possa integrar em pleno o Geoparque do Oeste.