Innovation Gym junta duas dezenas de empreendedores no Óbidos Parque

No âmbito da rede Advance Premier

316

Balanço positivo para o Innovation Gym, um conjunto de cinco sessões coletivas de cross innovation que decorreu entre os dias 18 e 22 de Setembro, no Óbidos Parque, onde 20 participantes – entre empreendedores, equipas e líderes empresariais – trabalharam na geração de ideias e de protótipos, utilizando ferramentas da Teoria U.

Desta metodologia de inovação, concebida pelo Presencing Institute do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, fizeram parte inúmeras dinâmicas, através das quais se aprofundaram ferramentas de criatividade e de inteligência coletiva, se desenharam modelos tridimensionais (caracterizadores de projetos, de contextos e de empresas), e se identificaram pontos de alavancagem para a mudança.

“Procurámos criar um programa que permitisse a todos os participantes ganharem (mais) competências de inovação, e que as pudessem aplicar nas suas organizações. Acreditamos ter dado um contributo importante nesse sentido”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque. “Foi a primeira ação do género que dinamizámos, neste formato, e através da qual testámos um conjunto de ferramentas e de soluções que queremos utilizar com mais frequência”. “Irmos inovando é fundamental, e foi esse mindset que nos trouxe este ‘ginásio de inovação’”.

As gym sessions foram conduzidas pelas facilitadoras Cathia Ziebel, Carla Santos e Maria Ana Ribeiro.

Sobre a Teoria U
A Teoria U evoluiu ao longo de duas décadas de experimentação e aperfeiçoamento, através de uma comunidade global de mais de 15.000 profissionais oriundos de mais de 65 países. O processo de inovação é criado e impulsionado pelo potencial de pesquisa e de ativação do MIT, sendo capaz de desenvolver capacidades essenciais de liderança.

Ciclo de ações de apoio à iniciativa empresarial
O Innovation Gym fez parte do ciclo de ações de apoio à iniciativa empresarial que o Óbidos Parque iniciou em Junho deste ano, no âmbito da rede Advance PREMIER – Programa de Estímulo Empresarial.

A primeira ação teve como enfoque os temas “Investimento” e “Modelos de Inovação e Cooperação de Cross Innovation”. Contou com a participação de Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, Isabel Neves, presidente do Clube de Business Angels de Lisboa, Sandra Isabel Correia, cofundadora do projeto World Generation Tour para a área da capacitação do tecido empresarial português, e ainda Cathia Ziebel, fundadora da Zoiama e do OppidHum, e coordenadora do U Transform Lab.

Seguiu-se o DARE to Boost your Tech, evento de empreendedorismo feminino que decorreu online nos dias 05 e 06 de Julho, e nos dias 12 e 13 de Setembro, e que juntou, em ambas as edições, cerca de meia centena de mulheres empreendedoras.

Para Fernanda Helena, uma das participantes da segunda edição do evento, o DARE foi uma mais-valia, na medida em que “permitiu criar pontes entre empreendedoras de diferentes áreas de atuação e etapas de consolidação de projetos/negócios”.

“Reunir participantes de diferentes áreas geográficas do País permitiu explorar mentalidades e um sentido de solidariedade e de interajuda que deve ser atendido quando falamos de empreendedorismo. Reconheci no DARE um espaço onde as competências no feminino tiveram ‘voz’ para se implementar e inovar em Portugal. Parabéns à iniciativa que tem muito mérito no contexto nacional em que se realizou. ‘Hope you DARE to continue’”, rematou.

Sobre o Advance PREMIER – Programa de Estímulo Empresarial
O PREMIER é um projeto que envolve a OBITEC (a entidade gestora do parque tecnológico), a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria (promotor líder), o Politécnico de Leiria, a OPEN – Incubadora D. Dinis e a STARTUP LEIRIA – Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias.

Visa promover o empreendedorismo da Região Centro, potenciando a adaptação de empresas e empreendedores à mudança, estimulando a iniciativa empresarial e apoiando a criação de novas empresas, orientadas para as fileiras da Saúde e Bem-Estar e de Engineering & Tooling.

É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional do Centro – Fundo Social Europeu.

Sobre o Óbidos Parque
O Óbidos Parque é um centro de negócios de base tecnológica, digital e criativa, do qual fazem hoje parte perto de 40 empresas em regime físico e cerca de 25 em regime virtual. Através de uma interligação dinâmica entre empresas, mercado e comunidade académica e de investigação, o parque oferece um ecossistema de inovação favorável ao desenvolvimento de projetos, quer estejam numa fase embrionária, nascente, ou numa fase avançada de maturação. Projetos de inovação social apoiados pelo Presencing Institute do MIT: Equipas de liderança da ONU, escolas de Saúde no Brasil e em Portugal, e multinacionais.