Concelho de Óbidos assinala o Pão por Deus

Tradição mantém-se nas freguesias

259

O concelho de Óbidos celebra, no próximo dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos com a tradição do Pão por Deus. As crianças de várias localidades do concelho irão sair à rua, juntando-se em pequenos grupos, para pedir o Pão por Deus de porta em porta.

Assim, na Amoreira, durante a manhã, e para manter vivo este ‘costume’, a Junta de Freguesia convida todas as crianças a participar nesta tradição. Para tal, basta passar pela Praça Dr. Azeredo Perdigão, junto à sede da Junta, e receber o seu Pão por Deus. Haverá igualmente, pelas 9 horas, uma caminhada pela Rota dos Moinhos, para todas as idades. Às 12 horas, decorrerá a entrega dos prémios de mérito do ano letivo 2022/23.

Na localidade de Olho Marinho, das 10h00 às 13h00, a Junta de Freguesia oferece o Pão por Deus às crianças. Trata-se da iniciativa ‘Pão por Deus, se faz favor’, dedicada aos mais pequenos.

No Vau, o executivo da Junta de Freguesia, para celebrar este dia e incentivar as crianças a manterem as tradições, irá entregar, entre as 10h00 e as 12h00, o ‘Saco do Pão por Deus’. O local da entrega é a sede da Junta. Esta atividade está aberta a todas as crianças da freguesia vauense.

A Junta de Freguesia de Gaeiras convida as crianças a visitar o espaço da ‘Oficina da Semente e do Pão’ entre as 09h00 e as 13h00. Neste horário, será entregue o Pão por Deus às crianças da freguesia. A ‘Oficina da Semente e do Pão’ é o local onde se trabalham as sementes, num moinho de vento recuperado, e onde, através do Forno Comunitário, se explica todo o processo de fabrico do pão no tempo dos nossos avós.

“Sendo a Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa tão dispersa, não organizámos nada relativamente ao Pão por Deus. No entanto, normalmente, existe uma grande adesão das crianças desta freguesia a esta tradição”, adiantou o executivo desta Junta.

Também em A-dos-Negros, o Pão por Deus será assinalado, como sempre, de forma espontânea, pela comunidade, com especial destaque para as crianças das várias localidades da freguesia.

Finalmente, a Junta de Freguesia de Usseira irá distribuir o Pão por Deus às crianças da freguesia no dia 1 de Novembro, à saída da missa.

• Cartaz Junta de Freguesia de Amoreira
• Cartaz Junta de Freguesia de Gaeiras
• Cartaz Junta de Freguesia de Olho Marinho
• Cartaz Junta de Freguesia do Vau